Sêneca e suas meditações para alcançarmos a tranquilidade

 

Hoje vamos conversar sobre Sêneca. O que um filósofo que viveu no Império Romano poderia nos ensinar a respeito das nossas vidas hoje? Acredito que sempre a filosofia nos oferece uma oportunidade de questionamento!

Lucius Annaus Sêneca foi um importante escritor e filósofo, nascido em Córdoba (província romana na Hispânia). Importante representante do estoicismo (doutrina que defende o conceito de que o universo é regido por uma lógica universal) defendia também uma vida simples.

Em sua obra Da tranquilidade da alma, Sêneca estabelece que para estarmos em paz conosco a alegria deve ser calma, sem elevar-se demais ou abater-se: a vida precisa ser equilibrada. Os excessos nunca são bem-vindos, nem mesmo da alegria.

O referido filósofo propõe que devemos prestar atenção em tudo ao nosso redor. Tudo que pode ferir alguém, também pode nos ferir. Por exemplo, alguém poderia pensar sou rico, nada me ocorrerá. No entanto, Sêneca nos lembra que Pompeu possuía tantos rios que nasciam em suas propriedades e chegou a mendigar água da chuva, quando ficou exilado.

Uma alma tranquila requer um certo criticismo em relação a utilidade das coisas, não podemos ser levados por uma beleza exterior, dando mais valor ao supérfluo do que ao essencial.

A originalidade e a espontaneidade são atributos importantíssimos para sermos tranquilos. Viver sob uma máscara causa tensão e um autocontrole excessivo atormenta tanto quanto ser pego num papel diverso daquele que estamos acostumados a representar.

Como podemos ver o pensamento de Sêneca continua atual em sociedade como a nossa, onde valoriza-se mais a aparência do que a essência!

Anúncios

Um comentário sobre “Sêneca e suas meditações para alcançarmos a tranquilidade

  1. Pingback: Sêneca e suas meditações para alcançarmos a tranquilidade – juorosco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s