A Metamorfose de Kafka: Coisificação das pessoas

Na falta de possibilidade de produzir renda o ser humano se animaliza e se torna indesejável na família e na sociedade.

Metamorfose

Franz Kafka nasceu em Praga no ano de 1883, foi um escritor tcheco de origem judaica, considerado pelos críticos como um dos mais importantes do século XX. Em 1915, Kafka publicou o livro A Metamorfose, considerado um clássico da literatura mundial.

A obra em questão conta o drama de Gregor Samsa, um caixeiro viajante que se sente indisposto após um sonho. Ao acordar a personagem constata que seu pesadelo é real, ele havia se transformado num inseto monstruoso.

A partir dessa transformação Gregor perde a capacidade de comunicação, de trabalho e a liberdade de ir e vir. Na medida em que não pode mais produzir renda, o protagonista é considerado por sua família um peso e sua morte um alívio. Em alguns momentos sua irmã demonstra compaixão, porém seu pai ao se deparar com o “inseto” ataca-o com maçãs, uma delas ao penetrar em suas costas o faz desmaiar.

Kafka procurou retratar o sofrimento humano, perante as inúmeras formas de opressão vividas, sobretudo pela classe trabalhadora. A família e o meio social representam no livro o sistema capitalista, com sua indiferença mediante o sofrimento. O ser humano só possui algum valor, por meio de sua atividade trabalhista.

Ao narrar as tentativas do inseto em voltar à sua posição normal, o escritor mostra as tentativas de se rebelar contra as imposições sociais. Um ponto interessante é que Gregor ao acordar não se preocupa com sua metamorfose, mas com seu atraso para o trabalho, um exemplo de como o trabalhador se aliena de suas necessidades em prol do capital.

O escritor retratou através dessa obra a maneira cruel e a frieza de escrúpulos dos homens no sistema capitalista diante de situações de conflito, ou seja, a alienação e o sofrimento das pessoas dentro de uma sociedade injusta e opressora.

Fontes:

KAFKA, Franz. A Metamorfose. Porto Alegre:L&PM Pocket.2001.

Anúncios

Um comentário sobre “A Metamorfose de Kafka: Coisificação das pessoas

  1. Pingback: A Metamorfose de Kafka: Coisificação das pessoas – juorosco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s