
Hoje resolvi escrever sobre um filme que assisti há algum tempo e que me tocou muito: O corajoso coração de Irena Sendler. A obra mostra como uma pessoa pode fazer a diferença. Como diz o Talmud: “Quem salva uma vida salva o mundo inteiro.”
O filme foi baseado na história verdadeira de Irena Sendler, uma assistente social polonesa, que ajudou a salvar cerca de 2500 crianças judias, transportando-as para fora do gueto de Varsóvia e encaminhando – as para os cuidados de orfanatos e famílias polonesas.
Após a ocupação nazista na Polônia em 1939, os alemães começaram a planejar o isolamento da população judaica em um gueto.
O gueto de Varsóvia foi o maior gueto, comportava judeus tanto de Varsóvia, quanto das cidades vizinhas. A rua onde localizava-se o mesmo foi murada e os judeus não podiam sair de lá.
A quantidade de ração para os grupos foi determinada pelos nazistas: 184kcl para os judeus, 1800kcl para os poloneses e 2400kcl para os alemães.
Com o confinamento dos judeus no gueto os nazistas ordenaram a suspensão dos serviços sociais básicos, como abastecimento de comida, de medicamentos e serviços médicos.
Irena Sendler como assistente social era encarregada da prevenção de tifo e tuberculose, por isso circulava livremente no gueto.
Irena Sendler se compadeceu da situação degradante dos judeus e passou a fazer tudo para salvar as crianças da morte eminente. Ela teve uma grande dificuldade em convencer as famílias a entregarem os filhos.
A população dos guetos não sabia o real papel dos campos de trabalho, de morte na verdade. Os judeus achavam que seriam transportados para um povoado – Treblinka, que na verdade era um campo de concentração.

[…] Fonte: Filme o Corajoso coração de Irena Sendler: Uma história de humanidade e amor. […]
CurtirCurtir