A fotografia é o símbolo da vitória soviética sobre os nazistas: A história por trás da imagem.

Foto de Yevgeny Khaldei. George Eastman House, Rochester, Nova York, EUA.

 

Yevgeny Khaldei trabalhou para Agência de Telégrafos da União Soviética, durante a Segunda Guerra Mundial. Suas imagens serviram de poderosa propaganda,  dos avanços do exército vermelho sobre o exército nazista.

A fotografia dos soldados soviéticos celebra o momento em que as forças soviéticas capturam o Reichstag, em 30 de abril de 1945, durante a Batalha de Berlim. O Reichstag era a sede do Parlamento Alemão durante do Terceiro Reich, sua imagem era muito utilizada para fins de propagandas militares. A captura do prédio pelos soviéticos simbolizou a derrota esmagadora do inimigo.

A fotografia foi na verdade encenada por Khaldei na manhã de 2 de maio, dias após a tomada do local. Como um comunista fiel à sua pátria, o fotógrafo viu o valor propagandístico, de uma imagem realmente dramática, que elevaria a moral do povo soviético, vingando a morte de mais de 30 milhões de pessoas mortas no front leste europeu.

A fumaça ao fundo dá a entender que a sangrenta Batalha de Berlin ainda estava acontecendo. Na imagem original as duas nuvens de fumaça são bem fracas. Khaldei copiou a fumaça de outra foto para aumentar a dramaticidade.

Para agradar a Stálin divulgou-se na época que os soldados eram Mikhail Yegorov e Meliton Kantaria, jovem georgiano como o líder soviético. Após o fim da Guerra Fria, revelou-se que o homem hasteando a bandeira era o ucraniano Alyosha Kovalyov.

O fotógrafo teve que improvisar uma bandeira, pois originalmente a bandeira da foto era de um batalhão específico. Assim, Khaldei voou até Moscou, onde conseguiu três toalhas vermelhas. Passou a noite costurando a foice e o martelo, antes de voltar a Berlim.

Por mais sucesso e valor simbólico que teve a referida imagem, a foto foi publicada sem crédito e pouco após a guerra Khaldei viu-se lutando para conseguir emprego. Como judeu, sofreu sob a política antissemita de Josef Stalin.

HACKING, Juliet. Tudo sobre Fotografia. Rio de Janeiro: Editora Sextante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s