Uma opinião: Filme Paraíso . Quando nos vemos com o olhar do outro.

O filme Paraíso narra a história do jovem casal Carmen (Daniela Rincón) e Alfredo (Andrés Almeida). Eles vivem em uma pacata cidade mexicana e Alfredo, que é bancário, é transferido para a Cidade do México.
Na nova cidade eles tem uma adaptação difícil. O ponto central da trama é o fato deles serem obesos e os obstáculos que enfrentam diante dessa condição. Na cidade interiorana tudo ia bem, eles se divertiam, transavam, tinham amigos e vida social. Porém, na festa de final de ano do banco, Carmen escuta duas funcionárias fazendo comentários jocosos a respeito da gordura do casal e a partir disso tudo começa a mudar.
Carmen que não tinha nenhum problema com a sua gordura, passa a se ver mediante os olhos do outro e a partir disso a obesidade passa a ser um problema. Ela procura vários métodos para emagrecer e impele seu marido a fazer o mesmo.
Ambos começam a viver uma vida paranóica, em que a comida e o peso se tornam centrais em suas vidas. Alfredo emagrece, Carmen não consegue. O peso do fracasso recai muito sobre a personagem, que entra em um estado melancólico, tentando se ajustar em uma sociedade que dita regras e normas estéticas de maneira inflexível.
Como fica o casamento mediante essa situação? Em uma sociedade de “winners”, como ficam aqueles que não conseguem se enquadrar em um padrão social? Afinal, basta querer e você conseguirá tudo. Será que é assim que funciona? Todos somos iguais? As regras servem para todos?
Outro ponto trabalhado no filme, que ficou muito forte para mim é a importância de você se ver com o seu olhar e não o com o olhar social. Imagina, a nossa sociedade é doente: belicista, competitiva e depressiva. Se nós nos vermos com a visão social, ser saudável psicologicamente se torna impossível.

Direção: Mariana Chenillo
Elenco principal: Andrés Almeida, Daniela Rincón e Camila Selser.
Nacionalidade México

Produtor: Pablo Cruz
Produtor Executivo: Gael Garcia Bernal
Produtor Executivo: Diego Luna

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s