Resenha doc.: Ouro Nazista na Argentina – Rolo Pereyra

“Muitos querem esquecer que a Argentina foi um porto seguro para criminosos como Eichmann e Mengele.”

Baseado no livro Odessa sul de Jorge Camarara, o documentário de Rolo Pereyra, versa sobre a rede construída para intercambiar nazistas e seus ouros para a Argentina.

O historiador percorreu o caminho do dinheiro e descobriu através de pesquisas em documentos a quantidade imensa de ouro nazista que entrou no referido país da América do Sul.

A Argentina era um país com uma comunidade alemã nazista bem grande, na qual o governo não iria perseguir ou processar ninguém. Podemos dizer que os nazistas intentavam construir no pós guerra, uma continuação do Terceiro Reich na Argentina.

A oligarquia Argentina era declaradamente pró-fascista. Comunistas e fascistas se digladiavam nas ruas de Buenos Aires. A luta entre comunismo e fascismo no referido país não foi pequena, nazistas gritavam nas ruas: Morte aos judeus! Viva Argentina!

Rapidamente os argentinos tornaram-se um importante aliado de Hitler, como fornecedores de mercadorias proibidas e ajuda financeira. Os aliados responderam com um boicote aos produtos argentinos.

Os ingleses decifraram os códigos de rádio alemães e estavam interceptando as mensagens do governo argentino para a Alemanha nazista, então esse apoio não ficou oculto.

Não foram poucas as negociações entre argentinos e nazistas, várias reuniões secretas e remessas financeiras da Alemanha ao país latino-americano. Podemos dizer que a Argentina tinha uma “ingenuidade” política, achando que poderia ser tratada em pé de igualdade pelos nazistas, esquecendo-se de que era um país latino-americano miscigenado.

No fim da guerra submarinos alemães foram vistos várias vezes na costa Argentina, porém oficialmente somente dois entraram no país.

Nazistas exilados prestaram diversos serviços ao governo argentino. O Vaticano concedia documentos para criminosos de guerra e cartas pedindo asilos para a Igreja brasileira e argentina. Possivelmente, Eichmann conseguiu fugir nessas condições.

Os teóricos da conspiração dizem que Hitler conseguiu fugir para a Argentina, particularmente não acredito que tenha conseguido. Porém é inegável que boa parte da campanha de Perón foi financiada pelo ouro nazista e que o país foi o principal refúgio dos mesmos no pós-guerra.

Um documentário que vale a pena assistir para quem se interessa pelo Segunda Guerra Mundial e seus desdobramentos.

Para quem se interessar o documentário está disponível na Netflix.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s