Resenha: Livro O amante japonês (El amante japonés) – Isabel Allende

Descobri Isabel Allende há algum tempo, quando li A Casa dos Espíritos. Posteriormente, eu li Inés da Minha Alma e a A ilha sob o mar e posso dizer que a cada livro gosto mais da autora.

 O amante japonês é um livro com um enredo muito envolvente, com personagens bem construídas.
A história situa-se em São Francisco, no ano de 2010. A personagem principal é Irina Bazili, uma jovem de 23 anos, de origem moldava, que consegue um emprego em uma comunidade de casa da idosos.

Nesse lugar, ela conhece Alma Belasco, uma idosa independente que a contrata para organizar seu material pessoal.

 Alma Mendel é uma personalidade complexa. Judia polonesa, foge da Polônia ocupada pelos nazistas, enviada pelos pais aos Estados Unidos, para viver com seus tios.

 Na nova casa a menina conhece o filho do jardineiro que é de origem japonesa chamado Ichimei Fukuda e um caso de amor começa a florescer. Depois que o Japão declara guerra aos Estados Unidos, a comunidade japonesa norte-americana é enviada para viver em um campo de concentração.

 A descrição do campo onde se concentrou a comunidade japonesa é extremamente interessante e é um episódio desconhecido de muita gente. Isabel Allende descreve tão bem os fatos históricos que parece que você está lendo um relato da época.
Conforme Irina e Seth (neto de Alma) vão trabalhando no arquivo pessoal da personagem, vamos descobrindo fatos extremamente interessantes. Décadas depois, eles vêem presentes e cartas misteriosas sendo descobertas, trazendo à tona uma paixão secreta que perdurou por quase 70 anos.

 Irina Bazili também tem uma história bem complexa e triste, não posso me prolongar na história dela sem riscos de spoillers.

 O que posso dizer é que O amante japonês é uma bonita história de amor.

Mais uma vez Isabel Allende me conquistou com sua bonita prosa, com sua ótima caracterização de personagens, salpicada de diferentes gêneros, que deixou O amante japonês um grande entretenimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s