Resenha: Livro O Papel de Parede Amarelo – Charlotte Pekins Gilman (Um clássico da literatura feminista)

Resultado de imagem para ~charlotte perkins

Charlotte Pekins conhecida autora da literatura feminista. 

Charlotte Pekins defendeu os direitos femininos como a emancipação das mulheres; foi militante política, sufragista e acreditava que as tarefas domésticas deveriam ser divididas. A autora nasceu em Connecticut, em 3 de julho de 1860 e morreu aos 75 anos em 1935.O Papel de Parede Amarelo foi publicado na revista The England Magazine em 1892.

A história versa sobre uma mulher que está confinada em um quarto grande, bem ventilado e com um horrível papel de parede amarelo. A protagonista foi diagnosticada com doenças dos nervos pelo seu marido John, que era médico. Na verdade, ela teve depressão pós – parto e seu esposo a levou para passar 3 meses em uma mansão retirada do campo e abandonada há algum tempo, para que a mesma descansasse.

Seu único passatempo era escrever, que ela fazia escondido, pois seu companheiro acreditava que ela não deveria forçar a mente, pois a mulher na época era considerada frágil física e psicologicamente, portanto, não deveria estimular o cérebro escrevendo.

Nesse período os sintomas da depressão também eram confundidos com histeria. Se formos ver a etimologia da palavra histeria, vemos que ela vem do grego e significa útero! Assim, acreditavam que se a mulher pensasse muito seu cérebro entraria em choque, podendo acarretar a doença.

A autora e narradora não tem o direito de exercer sua arte. Sua narrativa é clandestina, sofrendo muitas interrupções. Eu tive a impressão de que ela queria falar tanto quanto fosse possível em um curto espaço de tempo.

Como sua vida é extremamente limitada ela se projeta no papel de parede amarelo no quarto, vendo constantemente formas humanas em movimentos monstruosos. Possivelmente, de uma depressão pós parto o quadro estava evoluindo para uma esquizofrenia.

Aos poucos ela se torna obcecada pelo papel de parede amarelo, pelo cheiro do mesmo e enxerga a presença de outra mulher do outro lado.

Eu deixarei para você descobrir o resto!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s