Resenha: Documentário: Hitler – Uma carreira (Joachin C. Fest e Christian Herendörfer)

“Exterminaremos todos os judeus e comunistas. A Rússia será nosso jardim do Éden.”

O documentário versa a respeito da carreira política de Hitler, como ele se construiu e implementou suas ideias. Particularmente, senti falta de uma abordagem sobre a infância do mesmo. O filme contou com muitas imagens do “Triunfo da Vontade” de Leni Riefenstahl e outras de seus discursos. Vou me ater sobre a figura do Hitler, que é o objetivo da obra.

Resultado de imagem para Triunfo da vontade

Imagem do Triunfo da Vontade.

Adolf Hitler conhecia o poder da imagem. Era um homem que gostava de se vender como um deus, descendo das nuvens ao povo. Ele se colocou como o salvador, o messias do povo alemão. Hitler passava o dia analisando seus discursos e sua postura, afim de que ficassem cada dia melhores.

Resultado de imagem para Hitler - Uma carreira

Hitler se vendia como um deus.

O político nazista quando chegou a Viena era uma figura rejeitada no mundo burguês, isso o fez ressentido. Possivelmente, esse fato o tornou raivoso, projetando na figura principalmente do judeu todo o ódio que sentia.

Hitler seviu na Primeira Guerra Mundial e não foi promovido a sargento, pois seus superiores o viam sem capacidade de liderança. Seus companheiros o achavam uma pessoa estranha, pálida, distante e retraída.

Após uma tentativa de golpe frustrada, Hitler caiu em depressão profunda e seus amigos tiveram que convecê-lo a não se suicidar.

Com a crise de 29, havia chegado a hora dos radicais. Os Nacionais Socialistas combateram a tristeza da depressão com imagens de otimismo e alegria. Eles ofereciam diversão ao público, ao invés de luta de classes,  mostravam imagens de integração e cooperação.

Em 1933, Hitler se torna chanceler e os primeiros campos de concentração foram criados. Fora dos arames farpados, tinham festas e danças típicas. Assim, o orgulho nacional havia sido restaurado.

Seus discursos continuavam, oferecendo ideias extremamente simplistas à um povo sedento. Em um deles: “O garoto alemão deve ser alto, magro, rápido como um cão e forte como um couro. Eu cresci com persistência, andando e passando fome e cheguei até ao topo.”

Hitler fazia muitas viagens, conferindo a ele um ar de onipresença. A população acreditava que o mesmo a levaria a uma era de ouro, não suspeitava que seu único objetivo era a guerra.

Em uma das cenas de um discurso seu, aparecem mulheres chorando diante da presença do referido führer. As pessoas o adoravam com fervor religioso.

O comandante nazista mobilizou a população contra um inimigo fictício – o judeu. Ele começou ordenando a queima de sinagogas e acabou na Solução Final. Em relação à URSS, Hitler acreditava que a luta contra os soviéticos se resumia em raça superior x raça inferior.

Resultado de imagem para noite dos cristais

Imagem da Noite dos Cristais, prenúncio do Holocausto. 

O mesmo pretendia exterminar todos os judeus e comunistas da Europa. Em uma de suas falas: “Faremos da Rússia nosso jardim do Éden.”

Resultado de imagem para Stalingrado batalha

Soldados alemães presos na Batalha de Stalingrado. A guerra contra a URSS foi um fiasco.

Depois de perder a batalha de Stalingrado, o führer fez somente 3 discursos e pouco aparecia em público. Ele se tornou cada vez mais solitário, amargo e com a mente confusa por causa dos remédios. Ficava horas, fazendo monólogos entendiantes sobre treinamentos caninos.

Com a chegada dos aliados na Alemanha, a guerra total imposta pelo nazismo, agora estava no portão de casa. Cidades alemãs inteiras estavam sendo destruídas, o povo estava desprotegido.

Os vencedores fizeram os alemães se confrontarem com o que aconteceu. Nesse momento é mostrado no documentário os cidadãos, vendo os campos de concentração.

Os emblemas foram removidos, todos os símbolos queimados. Os estandartes foram parar na marcha da vitória em Moscou.

Eu assisti o documentário no Netflix e achei o mesmo no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=IT3eI3mPBqw

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s