“Exterminaremos todos os judeus e comunistas. A Rússia será nosso jardim do Éden.”
O documentário versa a respeito da carreira política de Hitler, como ele se construiu e implementou suas ideias. Particularmente, senti falta de uma abordagem sobre a infância dele. O filme contou com muitas imagens do “Triunfo da Vontade” de Leni Riefenstahl e outras de seus discursos. Vou me ater sobre a figura do Hitler, que é o objetivo da obra.
- Imagem do Triunfo da Vontade.
Adolf Hitler conhecia o poder da imagem. Era um homem que gostava de se vender como um deus, descendo das nuvens ao povo. Ele se colocou como o salvador, o Messias do povo alemão. Hitler passava o dia analisando seus discursos e sua postura, a fim de que ficassem cada dia melhores.
- Hitler se vendia como um deus.
O político nazista quando chegou a Viena era uma figura rejeitada no mundo burguês, isso o tornou ressentido. Possivelmente, esse fato o deixou raivoso, projetando na figura principalmente do judeu todo o ódio que sentia.
Hitler serviu na Primeira Guerra Mundial e não foi promovido a sargento, pois seus superiores o viram sem capacidade de liderança. Seus companheiros o achavam uma pessoa estranha, pálida, distante e retraída.
Após uma tentativa de golpe frustrada, Hitler caiu em depressão profunda e seus amigos tiveram que convence-lo a não se suicidar.
Com a crise de 29, havia chegado a hora dos radicais. Os Nacionais Socialistas combateram a tristeza da depressão com imagens de otimismo e alegria. Eles ofereciam diversão ao público, ao invés de luta de classes, mostravam imagens de integração e cooperação.
Em 1933, Hitler se torna chanceler e os primeiros campos de concentração foram criados. Fora dos arames farpados, tinham festas e danças típicas. Assim, o orgulho nacional havia sido restaurado.
Seus discursos continuavam oferecendo ideias extremamente simplistas à um povo sedento. Em um deles: “O garoto alemão deve ser alto, magro, rápido como um cão e forte como um touro. Eu cresci com persistência, andando e passando fome e cheguei até ao topo.”
O comandante nazista mobilizou a população contra um inimigo fictício – o judeu. Ele começou ordenando a queima de sinagogas e acabou na Solução Final. Em relação à URSS, Hitler acreditava que a luta contra os soviéticos se resumia em raça superior x raça inferior, também pretendia destruir os bolcheviques, que ligava aos judeus.
- Imagem da Noite dos Cristais, prenúncio do Holocausto.
O Führer pretendia exterminar todos os judeus e comunistas da Europa. Em uma de suas falas: “Faremos da Rússia nosso jardim do Éden.”
- Soldados alemães presos na Batalha de Stalingrado. A guerra contra a URSS foi um fiasco.
Depois de perder a batalha de Stalingrado, o líder nazista fez somente 3 discursos e pouco aparecia em público. Ele se tornou cada vez mais solitário, amargo e com a mente confusa por causa dos remédios. Ficava horas, fazendo monólogos entediantes sobre treinamentos caninos.
Com a chegada dos aliados na Alemanha, a guerra total imposta pelo nazismo, agora estava no portão de casa. Cidades alemãs inteiras estavam sendo destruídas, o povo estava desprotegido.
Os vencedores fizeram os alemães se confrontarem com o que aconteceu. Nesse momento é mostrado no documentário os cidadãos, vendo os campos de concentração.
Os emblemas foram removidos, todos os símbolos queimados. Os estandartes foram parar na marcha da vitória em Moscou.
Veja também: “A Mente de Adolf Hitler”: https://juorosco.blog/2019/03/31/resenha-livro-a-mente-de-adolf-hitler-walter-c-langer/
Eu assisti o documentário no Netflix e achei o mesmo no youtube:
Me siga no instagram! Lá eu coloco tudo que já ou estou lendo! Com stories sobre os livros! https://www.instagram.com/oroscojuliane/