“A Infância de Ivan” é baseado em um conto de 1957, autoria de Vladimir Bogomolov e Michail Papava, a direção é de Andrei Tarkovsky. O filme foi produzido em 1962 e ganhou Leão de Ouro em Veneza.
O enredo é uma bonita e triste história de um garoto soviético de doze anos chamado Ivan, que ficou completamente órfão, devido ao assassinato de toda sua família pelos alemães, durante a Segunda Guerra Mundial.

Em uma cena, o garoto chega em uma igreja que está servindo de QG para tropas soviéticas. Assim, vemos um menino com um olhar duro, que contrasta com a sua fisionomia infantil.
Ivan tem o físico de criança, porém demonstra uma postura forte e autoritária adquirida devido às grandes tragédias, na qual foi submetido, exigindo dele uma maturidade precoce.
Os oficiais soviéticos querem leva-lo para a escola militar, no entanto, o ódio que ele sente é muito forte, a vingança é o seu objetivo.

No campanário da igreja, que outrora estava sendo utilizado pelos alemães como cativeiro para os soviéticos prisioneiros, lê-se a frase: “vingança aos nazistas” e o menino visualiza algumas forcas. Essa visão reforça ainda mais os sentimentos do garoto.
Em meio as atrocidades da guerra Ivan tem vários sonhos, principalmente relembrando a infância feliz com sua mãe e irmã. Sua meninice durou até o início do conflito.
Também há espaço para o romance entre o tenente Kolim e a tenente Masha. Em meio à uma floresta de bétulas os jovens iniciam um relacionamento, na cena em que ambos se beijam Tarkovsky manteve a câmera em suspenso, dando a impressão de que o corpo da moça estava entregue ao momento.

Uma cena muito tocante foi um sonho de Ivan, no qual ele está com sua irmã e a carreta do caminhão está lotada de maçãs.
Conforme eles vão passando pela praia as frutas caem, alimentando os cavalos. Talvez, seja um devaneio de como a vida poderia ter sido, ou como era antes da guerra.
Ivan reinicia sua missão, através de um pântano e florestas alagadas, a fim de recuperar dois corpos de escoteiros soviéticos enforcados pelos nazistas e deixados de fora com um cartaz escrito “bem-vindos”.
A alma de Ivan foi ferida, representando a alma de todos os soviéticos, que de alguma maneira tiveram suas vidas rompidas pela violência.
Me siga no instagram!! Lá eu posto tudo que li ou estou lendo!! https://www.instagram.com/oroscojuliane/
[…] https://juorosco.blog/2017/02/26/resenha-filme-a-infancia-de-ivan-andrei-tarkovskyurss/ […]
CurtirCurtir