“Hemingway tem um momento clássico em ‘O Sol também se Levanta’. Quando perguntam para Mike Campbell como ele faliu, tudo que ele consegue dizer é: ‘gradualmente, depois rapidamente’. É assim que a depressão atinge. Você acorda numa manhã com medo de viver”. Citação feita por Elizabeth no filme Geração Prozac.
O filme é baseado em um autobiografia da escritora Elizabeth Wurtzel. A narrativa tem como foco a personagem Lizzie, sua vida com depressão e como a mesma lida com a doença.
Lizzie tem 19 anos e acabou de ganhar uma bolsa de estudos em Harvard, para estudar jornalismo. Ela conseguiu essa façanha, através de um artigo sobre a separação de seus pais. Dessa forma, a jovem embarca na universidade, com seus desafios e diversões. É nesse contexto, que a enfermidade surge.
A protagonista não é nem um pouco carismática, pois é uma pessoa completamente autodestrutiva, triste, desvaloriza as amizades e acaba com os relacionamentos amorosos, devido ao seu temperamento explosivo e oscilações de humor.
Possivelmente, esse tenha sido um dos objetivos do filme/livro, mostrar que os depressivos, muitas das vezes não conseguem ser agradáveis, pois tudo para eles tem uma interpretação horrível.
Nesse caso posso falar com propriedade, porque já tive depressão e sei exatamente como funciona. Acredito que conviver com depressivos seja um desafio.
A personagem de Lizzie é bem complexa, bem como o desdobramento de sua doença. Vemos os flashbacks de sua infância e o quanto ela amava o pai, que devido a um relacionamento conturbado com a mãe, corta relações com a menina.
A protagonista narra partes do filme, nos contando praticamente tudo o que vem a sua cabeça. Toda a obra nos é contada sob o seu olhar, seria como se nós tivéssemos atrás dela, olhando tudo o que acontece, mediante o seu ponto-de-vista.
A jovem enxerga a sua mãe como uma figura egocêntrica, pois quando Lizzie está doente, a mesma fica falando de si – “aonde foi que errei, te mimei demais” -, a moça não é vista como um ser humano em toda a sua complexidade, sendo tratada como um adendo da mãe.

Com muito contra gosto a jovem começa a fazer terapia e a tomar antidepressivo. Os resultados de tudo, é interessante você conferir, assistindo ao filme.
