Resenha Filme: Aquarius – Kleber Mendonça Filho

Sonia Braga in Aquarius

Clara (Sonia Braga) em Aquarius. Imagem de divulgação.

Aquarius nos conta a história de Clara (Sonia Braga), uma viúva, jornalista aposentada de 65 anos, que é a última moradora do edifício que dá nome ao filme, na orla da praia de Boa Viagem, em Recife. Achei muito bacana que a trama saiu do eixo Rio-São Paulo. A fotografia é lindíssima, a cidade é muito bonita e isso foi muito bem explorado!

Resultado de imagem para aquarius filme praia da boa viagem

Clara e o salva-vidas na Praia de Boa Viagem. Imagem de divulgação.

O longa-metragem aborda temas como: a preservação da memória pessoal, especulação imobiliária, patronato e a sexualidade de uma mulher da terceira idade.

A protagonista é sobrevivente do câncer de mama e quimioterapia e seus longos cabelos negros é uma prova de sua resistência. As paredes de seu apartamento estão repletos de livros e discos, ela demonstra muito prazer em tudo aquilo, que faz parte da sua memória.

Diego é dono da construtora, que comprou todos os apartamentos do edifício, menos o da protagonista. Ele é um rapaz recém chegado dos Estados Unidos, onde foi fazer uma pós graduação. Em um diálogo com Clara ele diz que está com sangue nos olhos e Aquarius é o seu principal empreendimento. Ele quer que a personagem venda seu apartamento de qualquer maneira, para que ele derrube o edifício e construa outro mais moderno.

Clara se nega terminantemente a vender sua propriedade e começa a sofrer todo o tipo de assédio. Primeiro ela tem que conviver com uma festa de madrugada no apartamento de cima. Pela manhã ela constata fezes nas escadas. Depois ela convive com um culto evangélico nas escadas do edifício.

A personagem é irredutível, não quer vender e pronto. Vamos passando o filme inteiro em aflição pela segurança da protagonista. Pois, fica claro que ela está lidando com gente da pior espécie.

Resultado de imagem para aquarius filme praia da boa viagem

Diego e Geraldo abordando Clara. Imagem de divulgação.

O engenheiro Diogo é símbolo do capitalismo selvagem e da especulação imobiliária. Ele passa por cima de qualquer pessoa, não há limites para sua ganância. Clara representa a classe média de esquerda, como todos é sugada pela elite.

A protagonista tem um sentimento de culpa, em relação a Janileide sua empregada. No fundo ela se sente mal por explorar o trabalho de outrem. A situação da doméstica é muito difícil financeiramente e também marcada por tragédia. O filho dela foi atropelado por um filhinho de papai, que nunca penalizado.

Em uma das cenas toda a família de Clara está reunida, vendo fotos de família. Janileide aparece e pede para mostrar a foto de seu filho assassinado. A filmagem mostra somente a perna da empregada, simbolizando que ela é invisível para a sociedade. O mal estar toma contas de todos.

Clara tem sonhos com outra doméstica, que roubou as joias de sua mãe e seu peito sangra. Isso é outro indício de um profundo sentimento de culpa. Na verdade, o que as duas empregadas fazem tanto a que rouba, quanto Janileide, que mostra a foto do filho em um momento de inoportuno, é uma vingança. No caso da última é uma raiva bem oculta.

Ademais, Clara tem alguns privilégios sociais. Um salva-vidas que a protege, contatos no meio jornalístico, que lhe fornece informações sobre a construtora e também uma empregada. O filme trabalha com o tema da luta de classes em todos os meandros.

Alguns temas passaram meio batido como o envolvimento de Diogo com uma Igreja Evangélica e a insinuação que o irmão de Clara estava envolvido com corrupção na política. São assuntos que poderiam ter sido melhor explorado.

Kleber Mendonça Filho disse em uma entrevista, estabeleceu comparação entre Clara e Dilma Roussef: “São duas mulheres despejadas e precisam lidar com homens corruptos para tentar se manterem no lugar em que estão”. Também os atores protestaram contra o impeachment da presidenta no festival de Cannes.

Por tudo isso, é um filme que vale muito a pena ser visto e que com certeza o fará a refletir bastante.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s