Resenha Filme: Outubro. Sergei Eisenstein. 100 anos da Revolução Russa.

Sergei Eisenstein foi um dos mais importantes cineastas soviéticos, que participou ativamente da Revolução Russa, e posteriormente se decepcionou com a direção tomada por ela. Ele produziu filmes importantes como: Encouraçado Potemkin, A Greve, Outubro, Alexander Nevsky e Ivan O Terrível.

O filme dramatiza o ano que antecede e inclui os eventos em Outubro, que culminaram com o Partido Bolchevique, tomando o controle político e militar da Rússia e criando a União Soviética.

O efeito de montagem utilizado por Eisenstein consistia em diminuir o tempo, que o público tinha para entender a informação de cada cena. Esse procedimento aumenta a tensão da cena, deixando a sequencia mais intensa. Em Outubro, o cineasta também utilizou a montagem intelectual, que é caracterizada pela inserção de assuntos em uma sequência de grande carga emocional.

Resultado de imagem para Bridge Scene October sergei eisenstein

 

 

 Famosa cena do cavalo na ponte, exemplo de montagem intelectual. Imagem de divulgação.

Uma das fontes utilizadas é o livro “Dez dias que abalaram o mundo”, de John Reed. O estilo cinematográfico exalta o coletivismo heroico, ao invés de um drama individualista.

Imagem relacionada

Eisenstein enfatizou o coletivismo. Imagem de divulgação.

Segundo a biografia de Eisenstein de Oksana Bulgakowa, o diretor planejou originalmente um filme muito detalhado, caracterizando todas as vitórias do Exército Vermelho sob o comando de Trotsky. Seria uma obra que cobriria toda a guerra civil. O plano foi vetado pelo Partido Comunista, que o obrigaram a restringir-se aos acontecimentos em Petrogrado em 1917.

Em 1927, o filme inacabado seria exibido pela primeira vez no Teatro Bolshoi. No mesmo dia veio uma diretriz, exigindo que Trotsky fosse eliminado do longa. O próprio Stálin chegou à sala de edição de Eisenstein para se certificar de que Trotsky havia sido realmente retirado.

Resultado de imagem para Lenin october sergei eisenstein

Lenin discursando, Trotsky não aparece. Imagem de divulgação.

Um ponto é nítido, é que Eisenstein pretendia representar dois líderes revolucionários, Lenin e Trótsky. O último ficou reduzido a poucas aparições e chegou até mesmo a ser colocado como inimigo da revolução.  Trotsky foi presidente do soviete de Petrogrado a partir de 25 de setembro de 1917 e foi uma personalidade importantíssima para a Revolução.

Eisenstein usa de grande habilidade para retratar Alexander Kerensky, chefe do governo provisório. O diretor o caracteriza como um democrata,  que se sente parte da aristocracia. Em uma cena aparece o quarto do czar e Kerensky olhando um pavão mecânico, que simboliza ele mesmo: Um boneco de ventríloquo.

Resultado de imagem para Kerensky october sergei eisenstein

Cena do pavão mecânico. Imagem de divulgação.

De maneira humorística o diretor utiliza várias estátuas de Napoleão para demonstrar o parentesco mental de Kerensky com o general Kornilov, que liderava a contra revolução.

Uma parte importante do filme é o destaque para a participação feminina, com as cenas do “Batalhão Feminino” e a legenda de que elas iriam até a última gota de sangue, em contrapartida no início da obra aparecem as mulheres burguesas, batendo nos revolucionários com guarda-chuva.

Eisenstein concebeu Outubro de maneira dialética. Com 5 atos e cada começa com uma tese, depois temos uma antítese e no final resolveu o conflito com uma síntese.

Os mencheviques são retratados de maneira sinistra e o Exército Branco como pessoas más, que tiram uma espada em que está escrito: “Deus está conosco”. Uma crítica direta ao apoio da Igreja Ortodoxa ao czar.

Filme obrigatório aos amantes de cinema e historiadores! Deixo agora com vocês!

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s