Resenha Série: 13 Reasons Why (Os Treze Porquês ou Por Treze Razões)

“O texto tem alguns spoillers.”

Resultado de imagem para 13 reasons why

Hannah Baker narra para nós os 13 porquês de seu suicídio.

A série é baseada no livro homônimo de Jay Asher. A série foi estreada pela Netflix e teve como co-produtora Selena Gomez.

Clay Jensen volta da escola e vê em sua porta uma caixa de sapatos com treze fitas cassete. Ansioso ele coloca a primeira fita e se assusta com a voz de Hannah Baker, sua colega de escola que se suicidou.
Nas fitas cassetes constam os treze motivos pelos quais Hannah se suicidou e Clay é uma delas.

“As pequenas coisas são importantes”, disse Hannah Baker antes de compilar os famosos motivos, que levaram sua vontade de viver.
Traição de amigos, uma foto fora do contexto, bulling, humilhação, invasão de privacidade…..13 Razões é um mergulho não somente no mundo adolescente, permeado por selfies no Facebook, mas sobretudo na alma humana.

A série nos mostra como coisas, que podem ser consideradas pequenas tem um efeito devastador na vida das pessoas.

O ponto central da narrativa é que qualquer um pode se tornar cruel com outro ser humano. Não precisa ser o psicopata clássico para cometer maldades, basta somente desumanizar o outro.

Hannah foi completamente objetificada pelos colegas, primeiro com uma foto fora de contexto, mostrando suas pernas, depois sendo eleita a bunda mais bonita da escola, posteriormente foi considerada uma garota fácil e daí por diante, foram uma série de pequenas coisas, que culminaram na morte de Hannah.

Quando assistimos nos identificamos de cara com a protagonista. Quem não se lembrou dos bullyings sofridos na escola? Todos nós em maior ou menor grau sofremos nesse período da vida.

No entanto, eu quero propor um olhar sobre as pessoas causadoras do sofrimento de Hannah.

Todas as pessoas, consideradas por Hannah o motivo de seu suicídio, são pessoas comuns. Jogadores de basquete considerados ídolos pela comunidade, alguns são ricos, outros pobres, héteros ou homossexuais tanto faz, todos nós temos um lado sombra (conceito jungiano).

Resultado de imagem para personagens 13 reasons why

Bryce é um rapaz rico, astro do time de baseball da escola e super simpático. No entanto, é capaz de cometer uma série de brutalidade.

A sombra é como se fosse um saco em que você guarda tudo o que não pode soltar, senão os outros não irão te aceitar. Mas uma hora tudo que está guardado no saco pode aparecer…..

Resultado de imagem para Justin 13 reasons why

Justin é um rapaz pobre, com uma mãe passiva e um padastro abusador. Ele também tem uma personalidade passiva e necessidade de aprovação.

Dentro desses aspectos, todos nós temos capacidade de causar o mal. Assim disse Hannah Arendt em sua obra Eichmann em Jerusalém. Eichmann era ser humano com uma vida banal, dentes tortos e  uma inteligência mediana. Não era o monstro que a mídia israelense estava falando. No entanto, foi essa pessoa quem executou a Solução Final, que visava limpar o mundo dos judeus.

Resultado de imagem para 13 reasons why cheerleader

Sheri, uma jovem bonita, rica e líder de torcida. Comete um erro terrível, por puro egoísmo.

Resultado de imagem para gay 13 reasons why?

Tommy é um rapaz sensível e inteligentíssimo, sofre preconceito por ser homossexual. Comete um erro grave ao publicar uma poesia de Hannah, sem sua permissão.

Dessa forma, se faz necessário uma constante auto-reflexão sobre nossas ações no dia a dia. Nossas palavras e gestos tem importância sim! E tem consequências também!

Portanto, devemos sempre investir em nosso auto conhecimento e olhar de frente para a nossa sombra. Senão, corremos o risco de sermos razões de sofrimento para outras pessoas.

Anúncios

6 comentários sobre “Resenha Série: 13 Reasons Why (Os Treze Porquês ou Por Treze Razões)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s