Resenha Filme: Chinatown – Roman Polanski

Resultado de imagem para chinatown polanski movie

Poster do filme Chinatown. 

O filme foi o último dirigido por Polanski nos Estados Unidos, até ser acusado de assédio sexual à uma menina de 13 anos.

Alguns críticos de cinema apontam que o filme beira a perfeição. O cineasta utilizou da estética noir, seu ápice foi nos Estados Unidos nos anos 50.

O filme noir deriva dos romances de suspense criados na época da Grande Depressão americana. Primeiramente, foram filmados em preto e branco, com grande contraste de luminosidade entre as duas cores.

Resultado de imagem para falcão maltes filme

Cena do filme “Falcão Maltês” de John Huston, exemplo de filme noir.  Imagem de divulgação. 

O longa se passa praticamente dentro de ambientes fechados, com grandes contrastes de cores sóbrias, principalmente o preto, marrom e o cinza. A trilha sonora nos coloca em um ambiente sempre apreensivo, contribuindo para compreendermos a narrativa.

Resultado de imagem para chinatown polanski movie

Polanski faz uma pequena participação no filme. Percebemos o contraste das cores (preto cinza e marrom). Imagem de divulgação. 

Primeiramente somos apresentados a um detetive particular por nome Gittes (Jack Nicholson). Uma personagem com sorriso cínico e um ar arrogante.

Resultado de imagem para chinatown polanski movie

Gittes é um detetive especializado em casos extraconjugais. Imagem de divulgação. 

Posteriormente, entra em cena uma mulher com ares de magnata supostamente chamada Mrs. Mulwray, que contrata os serviços de Gittes para descobrir um suposto caso de traição de seu marido.

Mr. Mulwray é um engenheiro-chefe da Companhia da Companhia de Água e Energia de Los Angeles. Gittes começa a investigá-lo e descobre o caso extraconjugal.

Imagem relacionada

A suposta Mrs. Mulwray contrata os serviços de Gittes. Imagem de divulgação. 

O caso ganha os tabloides e se torna público. Para nossa surpresa, uma mulher aparece no escritório do detetive e pergunta: “Você já me viu alguma vez? Eu contratei os seus serviços?” Gittes responde: “Não”. Eu sou esposa Mrs. Mulwray.
O clima de suspense toma conta. Alguém contratou Gittes para investigar o engenheiro chefe e tornar público o caso extraconjugal.

Quem é essa pessoa? Com qual interesse? A partir disso, eu vou deixar com vocês.

O roteirista Robert Towne fez uma ampla pesquisa sobre o caso da disputa das águas na Califórnia, pelo qual os interesses de Los Angeles se sobrepunham aos direitos do Vale Owens.

Resultado de imagem para chinatown polanski movie

Eu achei essa cena a mais interessante do filme. Gittes invade o Departamento de Águas a noite e é surpreendido por um turbilhão de água. Imagem de divulgação. 

Fica a dica de um filme considerado uma das maiores obras-primas do cinema!

Anúncios

11 comentários sobre “Resenha Filme: Chinatown – Roman Polanski

  1. Tem participação do cineasta John Houston como ator. Chinatown clássico absoluto e uma das melhores atuações de Jack Nicholson. A cena em que o personagem do Polanski corta o nariz do Jack e depois ele passa o resto do filme com um corativo medonho na cara, é impagável. Resenha maravilhod, JuOrosco [como sempre] Parabéns!

    Curtir

  2. Tem participação do cineasta John Houston como ator. Chinatown clássico absoluto e uma das melhores atuações de Jack Nicholson. A cena em que o personagem do Polanski corta o nariz do Jack e depois ele passa o resto do filme com um corativo medonho na cara, é impagável. Resenha maravilhosa [como sempre] Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s