Resenha Filme: Lore – Cate Shortland

 

Resultado de imagem para lore movie

A narrativa se passa na Alemanha no final da Segunda Guerra Mundial em 1945. Uma jovem está tomando banho e desce as escadas para ver seu pai que chegou.

Imagem relacionada

A protagonista Lore.

A cena dá grande destaque a ação do banho, enfatizando a obsessão pela limpeza. Vemos na colcha da cama uma suástica e já descobrimos que não estamos lidando com uma família de alemães comuns, mas de nazistas.

As personagens parecem saídas das propagandas do regime: crianças loiras, altas e magras. Os documentos comprometedores da casa começam a ser queimados, o pai mata a cadela da família e foge na primeira oportunidade.

Pelas movimentações percebemos que o pai pertencia ao Partido Nazista e tinha ligação com os campos de concentração. Devido a isso, a mãe junto as crianças fogem para o interior.

Eles chegam em uma casa extremamente sem conforto, mas nada é dito, ninguém reclama. A mãe vai para a cidade trocar talheres por comida e volta completamente atordoada.

Lore tenta ajuda-la, que lhe dá um grito, ‘falando para não a olhar daquela forma’ (sentindo pena). A câmera nos mostra as pernas da mãe toda ensanguentada. Ela fora estuprada pelos americanos. Percebendo seu destino, ela abandona seus 5 filhos: Lore, Liesel, os gêmeos e o bebê Peter.

Resultado de imagem para lore movie

Lore e seus irmãos são abandonados pelos pais.

Posteriormente, a protagonista sai de casa em casa, trocando joias por comidas, e normalmente é mal recebida. Em outros tempos, devido a posição de seu pai, estenderiam um tapete vermelho para ela.

Para fornecer alimentos, os americanos exigiam que a população civil ficasse 1 hora olhando para fotos de campos de concentração libertados por eles. Lore não tem opção e fica observando os horrores. Nesse momento, ela começa a entender um pouco a situação do país.

Ela começa a perceber o perigo muito próximo e junto com seus irmãos começa a ir em direção a Hamburgo, que estava sob domínio soviético, na casa da avó.

No caminho eles encontram um comboio de soldados americanos que os param e pedem seus documentos, e eles não tinham nenhum, fato que aumentaria muito a desconfiança.

Imagem relacionada

Lore e seus irmãos encontram um comboio de soldados americanos.

Nesse momento um rapaz judeu, que Lore já havia encontrado anteriormente em uma das casas na vizinhança, aparece e diz que eles são seus irmãos e são judeus. Para comprovar ele apresenta sua documentação que tem uma estrela de Davi em tecido recortada de uma roupa.

Os soldados americanos acreditam e os deixam seguir. O rapaz chamado Thomáz segue junto de Lore e seus irmãos.

Resultado de imagem para lore movie

Lore seguem junto com seus irmãos e Thomáz os acompanham.

Lore demonstra ser antissemita convicta, pois mesmo o moço salvando-os, ela não demonstra simpatia por ele e às vezes o olha com raiva.

Thomáz tinha dito aos americanos que estava vindo do campo de concentração de Auschwitz. Ele tinha uma tatuagem com números perto do pulso. No entanto, em um determinado momento, ele começa a fazer exercícios físicos na floresta.

Uma pessoa que havia acabado de sair de um campo, mal tinha condições de parar em pé. Ele também aparece sem camisa e tem os músculos dos braços definidos. Isso seria completamente impossível. Os sobreviventes dos campos costumavam a ficar meses internados em um hospital.

Em outra cena muito marcante, eles precisam atravessar um rio. Lore em desespero começa a oferecer tudo o que tinha para um barqueiro atravessá-los. O homem não aceita e ela se oferece sexualmente. Thomáz vê a situação degradante da jovem e mata o dono do barco com uma pedrada.

No lado soviético tudo se complica muito mais. Mas, eles precisam seguir até Hamburgo.

A mente de Lore começa a fragmentar. Tudo principia com a morte da cadela, a mãe machucada, o abandono dos pais, as fotos do Holocausto e os desdobramentos até o final do filme.

Eu vou deixar o restante com vocês!

 

Anúncios

5 comentários sobre “Resenha Filme: Lore – Cate Shortland

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s