Resenha filme: Moonlight – Barry Jenkins

Imagem relacionadaMoonlight narra a história de Chiron, um garoto afro-americano que vive em Liberty City. Através da narrativa, vamos conhecendo a infância, juventude e idade adulta da personagem.

Através da câmera e interpretação dos atores, temos acesso completo aos sentimentos do protagonista.

 

Na infância Chiron é conhecido como Little. Quando garoto sua vida é permeada por problemas com a mãe, prostituta e viciada, e a ausência de uma figura masculina, que será substituída pelo traficante Juan.

Na primeira cena, vemos Little correndo de uns meninos. Ele se esconde e é achado por Juan, que o leva para sua casa. O menino fica mudo praticamente o tempo inteiro. Depois é levado e ao chegar em casa, conhecemos sua mãe.

Aos poucos vamos conhecendo a vida do protagonista. Sua mãe é prostituta e atende aos clientes em casa. Nesses dias ele não pode voltar para a sua residência.

 

Little se apega muito a Juan, o leva a praia e o ensina a nadar. Lá ele dá vários conselhos para o menino, dizendo principalmente que ele é parte do todo e também para nunca se sentir inferior.

Resultado de imagem para moonlight movie

Chiron adolescente.

Como adolescente, ele é conhecido como Chiron. Um jovem tímido, que aguenta as constantes chacotas calado. Ele tem muita amizade com Kevin, eles estudam na mesma escola.

Chiron sofre intensamente e nesse período Juan não vive mais. Em uma das cenas ele apanha de Kevin e de outros garotos. Não aguentando sempre ser alvo de bulliyng ele dá uma cadeirada em seu agressor e vai preso.

Interessante observar que mesmo sendo todos negros, Chiron é chamado de nigger por Kevin, demonstrando que, por viver em uma sociedade racista, os negros reproduzem o preconceito aprendido.

No terceiro momento, vemos Chiron todo musculoso e com dentes de ouro. Ele se transformou no Black e foi viver em Atlanta. Ele é um homem solitário e triste. Em um dos momentos Black visita sua mãe que diz: “Não transforme seu coração em algo duro como o meu”.

 

Em uma das cenas Kevin, que se transformou em um pai ausente e cozinheiro, liga para Black. Eles se encontram no restaurante. Kevin diz: “-Black, por que esses dentes, esses músculos? Você não era assim”.

Eles guardam um segredo da adolescência, que poderá definir suas vidas.

 

Anúncios

11 comentários sobre “Resenha filme: Moonlight – Barry Jenkins

  1. Achei um filme muito sensível. Assisti em um dia com promoção no Cinema do Itaú Unibanco. Várias pessoas ficaram rindo ou falando no meio, sabe, dando risadinha em certas cenas. É um filme que você precisa ver com um olhar muito sensível mesmo. Bjs!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s