Mais de 2 bilhões de pessoas vivem sob ditaduras. Dedicamos este filme à suas lutas pela liberdade.
Milada narra a história da tchecoeslovaca chamada Milada Horáková. O filme nos conta sua luta contra a ocupação nazista e posteriormente, sua oposição ao domínio soviético em seu país. A política era advogada e ativista de Direitos Humanos e defendia salários iguais para mulheres, pensão alimentícia para crianças de pais separados e órfãs, além da aposentadoria.

Milada Horáková juntou-se à resistência para combater os alemães em 1939, foi presa pela Gestapo e condenada à morte. Sua pena foi alterada para prisão perpétua no campo de concentração em Theresienstadt.

Com a libertação da Tchecoslováquia em 1945, Milada foi libertada e regressou ao seu antigo partido político.
Foi eleita deputada e acabou renunciando, após a subida do Partido Comunista ao poder, que ela denominou como ocupação soviética.
O foco da narrativa é o seu julgamento pelos comunistas e os desdobramentos em sua vida pessoal, principalmente, seu relacionamento com a filha Jana.

Milada coloca seus ideais à frente de si mesma e de sua família. Ela tinha um senso de justiça muito forte e estava disposta a qualquer coisa para lutar por aquilo, que considerava certo.
Em uma cena, Milada e seu marido estão sendo revistados pela Gestapo e a política esconde uma lista com os nomes de todos da resistência na bolsa da filha, mesmo sabendo do risco, que a menina corria.
Apesar de demonstrar muito amor por Jana e seu marido, a política não hesita em mostrar seu descontentamento com a dominação soviética, mesmo sabendo que ela e sua família corriam riscos.
Milada foi constantemente alertada por amigos para deixar a Tchecoslováquia, porém, ela se recusou.
Ela foi considerada um perigo para o Partido Comunista, pois tinha muita apelação popular, além de defender direitos considerados básicos. A polícia política a prendeu e a torturou por dias. Levando-a à um julgamento, que todos sabiam que não valia nada.
Todo o tipo de chantagem e torturas foram feitas para que Milada recuasse e sua filha foi uma poderosa arma para o governo.

Devido à sua dedicação hoje ela é considerada uma das maiores mentes do seu tempo.
O filme não aborda, mas em 1968 deu-se início a uma revolta na Tchecoslováquia contra a ocupação soviética, conhecida como Primavera de Praga.
Atualmente, a atuação de Milada Horáková é reconhecida como importantíssima. Sua atuação em prol dos desfavorecidos e da democracia é compreendida como exemplo para nossas gerações.
A obra mostra cenas reais tanto da ocupação alemã, quanto da soviética. Praticamente, todas as cenas possuem close-ups médias e o fundo é escuro, denotando o período representado.
Fica a dica de um longa-metragem interessante de um período da história muito triste.
Me siga no instagram! https://www.instagram.com/oroscojuliane/
http://www.prague.eu/pt/objeto/destinos/2467/the-milada-horakova-memorial
Adorei!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom!!
CurtirCurtir
Ótimo filme, retrata bem a ditadura comunista.
CurtirCurtir
MILADA
MILADA, um filme real estupendo
Mostra a ‘Democracia’ do Comunismo
Que tortura e mata pelo Idealismo
Num satanismo bárbaro, horrendo
Onde ser livre é um insulto tremendo
E a Ditadura repete o Nazismo
Mais de dois bilhões privam o egoísmo
E a Chantagem traz o povo sofrendo
Socialismo é a mais terrível Doutrina
O mal grassa, floresce a Corrupção
Lares extermina a carnificina
A Liberdade se esvai nesta mina
No Regime a Justiça é encenação
Por que trazer pro Brasil mesma sina?…
José campos de Souza
Macaé, 04 de abril de 2019.
Dedico este soneto à memória e ao patriotismo da destemida tcheca Milada Horakóvá, narrados no extraordinário filme MILADA, que recomendo.
O drama entre o amor à família e a determinação corajosa de combater a Ocupação Nazista, em 1939, leva esta corajosa mulher ao enforcamento, numa Justiça Aparelhada, que encenou um falso e sórdido julgamento, precedido de prisão, chantagem e torturas, com o requinte de crueldade característico dos defensores desta lepra social que atende por Comunismo-Socialismo.
É esta Doutrina inspirada nas Memórias da Falange de Satanás, cujos nomes, por pudor, omito, que o mundo civilizado baniu desde 1989, mas os Traidores Esquerdopatas, que só visam interesses estritamente Pessoais e/ou Partidários ainda lutam e subvertem para implantar na Pátria Amada Brasil.
CurtirCurtir
O Comunismo é uma Ditadura Militar Disfarçada!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Os URSS não era uma ditadura disfarçada, era uma ditadura declarada mesmo. O Comunismo clássico seria uma outra etapa da ditadura do proletariado que viria depois da revolução. Abraços.
CurtirCurtir