Em 27 de janeiro comemora-se o fim do Holocausto, a data refere-se a libertação de Auschwitz pelos soviéticos. É importante resgatarmos esse passado para que ele não volte a acontecer.
Numerado é um documentário sobre a vida atual de alguns ex- prisioneiros judeus dos campos de concentração nazistas, na Segunda Guerra Mundial.
O documentário é bastante comovente, no entanto, os cineastas optaram por mostrar uma visão bem otimista da vida deles no pós-guerra.

Parte da entrevista versou a respeito de como eles lidam com a tatuagem (o número tatuado em seus braços), lembrando que nos campos os prisioneiros perdiam o nome e ganhavam um número.
A mensagem principal é que o Holocausto não acabou com essas pessoas, elas continuaram suas vidas, trabalhando, tendo filhos e netos, como uma pessoa comum.
Acompanhamos uma sobrevivente fazendo compras em um shopping de Telaviv, outro dando entrevista com o neto, um senhor fazendo sua higiene e uma senhora cuidando do cachorro e limpando a casa.
O documentário mostra também o cuidado com a memória, visto que os sobreviventes dão seus testemunhos em escolas para os jovens.
Alguns alunos chegaram a perguntar a um sobrevivente, como ele conseguia ter tanto bom humor (eu também pensei a mesma coisa); ao que ele respondeu: Meus filhos e meus netos estão em Israel, ou seja, o Holocausto acabou.
O documentário começa com uma frase do Primo Levi: “Com o tempo a tatuagem se tornou parte do meu corpo. Eu não a exibo, nem tento escondê-la. Eu a mostro, relutantemente, aos curiosos. Muitos jovens me perguntam por que não mando apaga-la. Isso me surpreende. Por que eu deveria? Não existem mais muitos de nós como testemunhas. ”
Fica a dica para vocês de um documentário bem feito, sobre um tema que sempre precisaremos abordar.
O documentário é bem curto, os cineastas optaram por imagens de estúdio com destaque para as tatuagens e entrevistas ao ar livre, dando a sensação de espontaneidade.
Não consegui encontrar o trailer, mas ele está disponível na Netflix.
Ju, que excelente resenha. Eu estava muito afim de achar algo interessante para assistir esta noite, ainda bem que encontrei seu blog.
Ótimo final de semana!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Maria Vitória, muito obrigada!!! Bjs!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Assisti ontem à noite e gostei muito. São histórias comoventes de pessoas que conseguiram vencer aquela guerra, apesar das sequelas que ficaram.
CurtirCurtido por 1 pessoa
E verdade, Gio! Eu também gostei bastante. As histórias são lições de vida! Bjs!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Mais uma história de holocausto que terei
CurtirCurtido por 1 pessoa
…terei que assistir: adoro o tema! Como vc, pelo visto…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim, com certeza!! Vale a pena assistir ao documentário!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu assisti esse documentário, posso dizer que é útil para entendermos um pouco do Holocausto.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Louise, concordo em tudo com vc! Abraços.
CurtirCurtir