Resenha livro: Veronika Decide Morrer – Paulo Coelho

Se você soubesse que tem alguns dias de vida, o que você faria? Continuaria em um emprego aborrecedor? Alimentando relacionamentos abusivos? Assistindo as mesmas novelas, com as mesmas histórias? Como você aproveitaria seus últimos dias?

Resumidamente, você continuaria jogando sua vida fora fazendo opções que sabe serem ruins?

Editada no Lumia Selfie

Quarto livro da maratona literária. 

Esses são alguns questionamentos, que o livro nos traz indiretamente.

Veronika em uma noite normal de sua vida corriqueira, resolve colocar em prática uma ideia que vinha alimentando fazia um tempo – se suicidar.

Tomou várias pílulas calmantes de uma vez, para que não tivesse tempo de se arrepender. Enquanto, a morte não vinha, pegou uma revista qualquer e viu uma reportagem sobre um ator, que não sabia onde ficava a Eslovênia (a narrativa se passa na capital do país Liubliana).

Como todo suicida deixa uma carta, ela deixou a dela, dizendo que era um absurdo alguém não saber em que lugar fica a Eslovênia.

Quando acordou viu que não estava nem no céu e nem em um inferno, mas em algo que parecia um hospital, na verdade, era um hospício.

Com a informação de que fora socorrida a tempo e que iria permanecer internada, ela soube que teria somente alguns dias de vida, pois, seu coração havia sido profundamente danificado.

Sem máscaras sociais, a protagonista começou a falar e a fazer o que tinha vontade, pois, não precisava impressionar a ninguém, era uma mulher rotulada socialmente como “doida”.

Em uma passagem, Veronika se depara com um piano no hospital psiquiátrico e começou a tocar para o “esquizofrênico” Eduard.

Ela sempre quis ser pianista, mas foi convencida pela mãe, de que isso não era carreira e que ela deveria ser advogada.

Veronika formou-se em Direito e conseguiu apenas um emprego em uma biblioteca, que dava para pagar as contas e o aluguel de um quarto em um convento.

Ela nunca amou ninguém profundamente, vivia dando desculpas a si mesma de que não conseguiria encontrar ninguém.

A protagonista tinha uma vida considerada boa pela sociedade, mas dentro de si ela escondia um profundo vazio existencial.

Internada em um hospício, com o diagnóstico de suicida e com alguns dias de vida, Veronika não se sentia mais na obrigação de agradar a ninguém.

No local, ela começa uma amizade com uma mulher chamada Mari, que havia ido para lá com o diagnóstico de depressão e síndrome do pânico. Uma advogada de prestígio, que se viu da noite para o dia, passando constantemente mal e sem conseguir sair de casa de tanto medo, acabou indo para o hospício.

Um diálogo entre Mari e Veronika:

“…embora alguns achem que possuem um passado, onde acumularam coisas, e um futuro, onde acumularão ainda mais, nós só temos o presente. Por sinal, falando em momento presente você já se masturbou muito? ”

Por sem pessoas que não estão preocupadas com os outros, os diálogos são muito sinceros e diretos.

Quem são verdadeiramente loucas, as pessoas que vivem suas verdades, ou aquelas que vivem simplesmente para agradar aos outros?

Sem o peso de uma vida chata, Veronika em o pouco tempo que lhe restava começou a lutar pela vida.

A narrativa foi baseada em uma experiência do próprio Paulo Coelho, que fora internado em um hospício duas vezes por sua família.

Segundo o autor cada dia é um milagre e cabe a cada um viver de acordo com suas vontades.

Esse é o quarto livro da maratona literária e posso dizer que me surpreendi bastante. A história é boa e as reflexões importantes, passando longe de um manual de autoajuda com fórmulas prontas.

A leitura da obra voa e é difícil largar, eu fiquei super curiosa para saber o final da narrativa. 

Através dos personagens vamos questionando a nossa própria vida. O livro traz muitas perguntas e nós temos que construir as nossas respostas, pois todas são individuais.

Para quem busca autoconhecimento recomendo a leitura!

Anúncios

2 comentários sobre “Resenha livro: Veronika Decide Morrer – Paulo Coelho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s