Resenha filme: Razredni sovražnik (Inimigo da Classe) – Rok Biček

Estamos acostumados a assistir a filmes romantizados sobre a relação professor-aluno, em que um grupo de alunos rebeldes descobre em um professor, que age fora dos “padrões”, um grande líder e todos terminam felizes. Não é o caso do filme esloveno Razredni Sovraznik.

A referida obra nos mostra que o mundo não é preto e branco e que o ensino vai muito além da discussão sobre metodologia e disciplina.

A professora de alemão chamada Nusa é considerada “legal” pelos alunos. Ela os trata de maneira paternalista e utiliza às vezes uma linguagem infantil ao se comunicar com os adolescentes.

Ela sai de licença maternidade e é substituída por Robert Zupan, que é o oposto de Nusa: Severo, acredita em autoridade e demonstra um certo desprezo pelos alunos.

Resultado de imagem para Razredni Sovražnik movie review

Robert Duzan é eleito o bode expiatório. 

O novo professor vê a escola como um privilégio e não um direito.

Nesse ínterim, conhecemos Sabina, que é uma pianista talentosa, mas, apresenta alguns problemas psicológicos.

Quando a aluna está tocando piano sozinha na sala de aula, Zupan entra e a ouve. Depois, conversando com a jovem, ele a faz ler no dicionário o significado da palavra “fracassado”.

Class Enemy Film Review

Sabina é confrontada pelo professor e sai chorando. 

Sabina sai da sala chorando e os alunos a veem. No outro dia chega a notícia de que a jovem se suicidou. A causa é desconhecida de todos na escola. 

Automaticamente, os alunos começam a culpabilizar Zupan, que trata o acontecimento com frieza.

Liderados pelo aluno Luka, que acabou de perder a mãe,  os alunos começam a boicotar as aulas do professor e a chama-lo de nazista.

As coisas saem completamente do controle da escola, quando os jovens se trancam dentro da sala de rádio e começam a xingar os professores, principalmente Zupan.

A diretora é completamente inábil e trata os eventos como simples casos de indisciplina. Outros professores, assim como os alunos, culpabilizam o professor de alemão pela morte de Sabina.

No desenrolar da trama, uma coisa começa a ficar clara: Com exceção de uma aluna, amiga de Sabina, ninguém estava realmente interessado no que aconteceu com a jovem, muito menos estavam sofrendo como diziam.

Os alunos acusavam o sistema escolar de ser impessoal e os professores acusavam os alunos de desinteressados. Ninguém parava para ouvir. 

Resultado de imagem para Razredni Sovražnik movie review

Os alunos começam a protestar contra a impessoalidade do sistema educacional. 

Zupan ensinava alemão através de textos do escritor Thomas Mann, método que eu achei interessante. Não era algo instrumental com repetições mecânicas fora de contexto.

No entanto, a relação entre professor e aluno, não era de respeito mútuo. O professor tratava os alunos como seres inferiores e os alunos queriam de Zupan a proteção a que estavam acostumados.

A relação com a professora Nusa também não era boa. Apesar de transparecer simpatia e proximidade com os alunos, ela não os colocava na realidade e também (pelo menos o filme não mostrou) não os levou a questionar a sociedade e a eles mesmos. Ao contrário, Zupan tenta fazer algo a esse respeito, utilizando métodos bem questionáveis.

Nusa estava interessada em fortalecer seu ego, sendo a professora bacana, mas estava pouco engajada na formação dos alunos. 

No fundo todos são adolescentes superprotegidos, que não gostaram do professor, porque ele mostrou uma outra realidade da vida. Nós podemos transferir o ambiente escolar, mostrado no filme, para a nossa sociedade. Nada é o que parece! 

Toda a narrativa acontece no espaço escolar, mas não temos sensação claustrofóbica. A câmera parece “nervosa” o tempo inteiro, o que é interessante, visto a personalidade dos personagens.

Fica a dica para vocês de um filme muito bom e bem diferente do que estamos acostumados a assistir!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s