Resenha série: Doctor Foster – Mike Barlett (Contém spoillers) – 1ª temporada.

Doctor Foster é uma série britânica, que se passa nos arredores de Londres. Narra a história de uma médica chamada Gemma Foster, que descobre que seu marido Simon Foster a trai e a rouba.

Sem título

Suranne Jones como Gemma Foster

A narrativa escancara o machismo presente em nossa sociedade. Ao descobrir a traição do esposo, a protagonista percebe que todos os amigos sabiam e acobertavam.

A princípio Gemma e Simon parecem ter um casamento estilo comercial de margarina. Um filho bonito, chamado Tom, uma bela casa, ambos bem-sucedidos profissionalmente. Simon é empresário do ramo de construção e Gemma é chefe de uma clínica médica.

Tudo vai às mil maravilhas, até a esposa ver um fio de cabelo loiro no cachecol do marido.

Jantar vida vazia e sem graça

A vida do casal é repleta de jantares e eventos com amigos, possivelmente, uma maneira de compensar uma vida vazia e sem graça.

A pulga atrás da orelha fica e Gemma contrata uma paciente para seguir o marido.

Nesse contexto, ela descobre que o marido a trai com uma jovem de 22 anos, chamada Kate, filha de um dos sócios de Simon. Além disso, suas amigas e vizinhas sabem e o acobertam.

Kate

Jodie Commer como Kate, amante de Simon.

Quando chega a verdade, Gemma decide não confrontar o marido, pois estão em uma festa de aniversário.

A princípio, a protagonista pensa em jogar na cara de Simon e manda-lo embora, depois reavalia e decide fingir que nada aconteceu.

Nesse ínterim, a amante do marido aparece no consultório e a protagonista descobre que ela está grávida e vai abortar o feto.

Dessa forma, ela praticamente obriga sua amiga – médica da jovem – a contar sobre o aborto para Simon, que termina o caso, quando sabe que Kate não terá a criança.

Desconfiada de que algo vai mal nas finanças, Gemma seduz seu vizinho – contador do marido. Através de chantagem, ela descobre que toda a sua poupança foi embora, a casa está hipotecada e ele falsificou sua assinatura.

Ademais, tanta coisa acontecendo, a médica ameaça o marido de uma paciente, que era espancada. Posteriormente, esse rapaz tentará se vingar, destruindo a carreira da médica.

ela tortura o namorado

Gemma tortura o namorado de uma paciente. A cena em tonalidade vermelha deixa um clima de bastante suspense. Gemma tenta resolver a vida de todos, menos a dela. 

Quando a mãe de Simon morre, Gemma resolve dar uma chance ao marido. Pasmem! Ela resolve ficar com a pessoa, que a traiu e a roubou!!!

Ela resolve ficar com o porcaría

Gemma acredita que é possível continuar o casamento, mesmo com todas as evidências mostrando o contrário.

Os conselhos que a protagonista recebe dos amigos são terríveis: “Homem trai mesmo”, “foi só um caso”, “ele gosta mesmo de você” e por aí vai.

Sabemos que se o adultério e o roubo partissem de Gemma, a sociedade incluindo os “amigos”, não seriam nem um pouco benevolentes. Ela seria condenada e tachada por todos.

No entanto, Simon conta com a “compreensão” de várias pessoas, inclusive da esposa.

A única coisa que Gemma faz, a princípio, é perguntar ao marido se ele a trai – ele nega. A protagonista deixa como está, apesar da mágoa.

Quando a médica descobre que Simon e Kate voltaram, ela tenta se afogar em um rio, mas não consegue. Volta para a cidade e decide vingar-se.

Para isso não poupa meios. Vai até a casa dos sócios do marido e acusa Simon de traí-la com Kate.

Depois manda Tom na casa da amante do esposo, para flagrá-los juntos.

Gemma sai dirigindo em alta velocidade com o filho e some, reaparecendo horas depois, com uma mecha do menino, afirmando que ele estava morto.

Simon perde a cabeça e bate nela, que acaba sendo socorrida pela vizinha. Tom está bem e aparece na porta de uniforme escolar.

A protagonista queria manter um casamento falido, pois estava com Simon há 14 anos e tinha 1 filho. Possivelmente, seja uma necessidade manter as aparências, dando a falsa impressão para si mesma, que nada aconteceu.

Gemma não é uma personagem que nos identificamos com facilidade. Não é uma boa mãe para Tom, mas uma excelente “mãe” para o marido. Tudo fica nas costas dela, do financeiro à administração da casa. Mostra constante desequilíbrio psicológico, depois que descobre a traição. 

Na composição da personagem de Gemma, vemos uma aparência envelhecida para uma pessoa de 37 anos, enquanto, Simon aparenta ser um garotão, principalmente, nas cenas em que ele joga futebol com filho, se embebeda e namora Kate no jardim da empresa.  

diferença de aparencia

Nessa cena vemos o olhar de Simon para Gemma…sempre com um semblante infantil.

Em contraposição, a protagonista veste somente roupas sociais de tonalidade escura, joias discretas e usa um cabelo murcho com aspecto oleoso. Mesmo quando tenta ser atraente tem pouco êxito.

Gemma envelhecida

Gemma uma pessoa triste e envelhecida, apesar de ter somente 37 anos.

Esse contraste entre os personagens fica bastante evidente no discurso que Simon faz em seu aniversário, em que ele tece vários elogios à Gemma, dizendo que um dos pontos positivos de seu casamento era o fato dela ganhar mais que ele.

Expressão de idiota

Simon está constantemente com uma expressão idiotizada, demonstrando baixa capacidade e pouca evolução.

A troca era completamente desigual, visto que a médica dava muito mais do que recebia. Admira-se que ela só percebeu que havia algo errado, quando encontra o fio de cabelo loiro no cachecol do marido.

aniversario de Simon com bexigas

Festa de aniversário de 40 anos de Simon, com direito a bexigas. Todos esses elementos ajudam a compor a personalidade infantil do personagem.

Infantilidade

Simon com Kate. A posição da câmera, “vendo-os de cima”, os transformam em pequenos e infantis.

A série é bem devagar no início, depois se torna bastante frenética, ficando sempre a vontade de saber o que vai acontecer.

É uma boa série, para quem gosta de thriller, mas também traz algumas reflexões interessantes, sobre a condição da mulher.

 

Anúncios

9 comentários sobre “Resenha série: Doctor Foster – Mike Barlett (Contém spoillers) – 1ª temporada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s