Resenha livro: Um Caso Perdido (Hopeless) – Colleen Hoover

Um Caso Perdido é um livro categoria jovem adulto da autora americana Collen Hoover. Ela tem vários livros publicados de grande sucesso editorial.

103117_interview_Colleen_Hoover_credit_Chad_Griffith

Collen Hoover.

Conforme a narrativa vai se desenvolvendo vamos tomando contato com uma história realmente triste, mas que serve para discutirmos questões importantíssimas, como por exemplo, o suicídio, abusos psicológicos e sexuais, machismo, bullying, homofobia, etc.

A narrativa tem muitas reviravoltas, que te prendem do início ao fim. O desdobramento da história é muito surpreendente.

28685810_2042110989136727_5621144362978343019_n

Sky é uma jovem de 17 anos, que está na High School, equivalente ao nosso segundo grau. Ela é uma garota peculiar, pois sempre estudou em casa e pela primeira vez está em uma escola, onde ela sofre bullyings pesados por ter fama de “garota fácil”. 

A protagonista é filha adotiva de uma mulher chamada Karen. Da sua vida anterior a adoção, Sky de nada se lembra, pois, foi adotada com apenas 4 anos.

Sua mãe a proíbe de ter qualquer tipo de tecnologia. Sky não tem celular, televisão ou internet em casa. Seu contato com o mundo exterior se dá somente através de sua melhor amiga, chamada Six. Karen educa sua filha dentro de uma bolha.

A protagonista tenta namorar vários rapazes, porém, nunca sente nada por eles. 

A vida de Sky muda quando ela conhece um rapaz chamado Dean Holder, um típico bad boy, que tem a fama de espancar homossexuais.

A jovem se apaixona perdidamente por esse rapaz, desconsiderando sua variação de humor, que oscila entre agressividade e doçura. No início não conseguimos compreender muito bem os personagens, depois todos vão se revelando, como se fossem uma cebola cheia de camadas.

Na primeira página do livro temos contato com a fala de Sky:

“Estou jogando tudo que encontro pela frente em cima de tudo o que está na minha frente. Toda vez que abro a boca para gritar, sinto o gosto de sal das lágrimas que me escorrem pelas bochechas. ”

Foram vários os questionamentos trazidos pelo livro. O primeiro deles é o problema do pré-julgamento e o preconceito e quais são as consequências de tudo isso. 

Um ponto que ficou na minha cabeça é o fato de que nós não sabemos o que aconteceu conosco, quando tínhamos menos de 5 anos, visto que, não temos memória desse período. 

Nós construímos a nossa história (pelo menos desse período) baseada no que os outros nos disseram. Freud trabalhou muito a importância da infância na constituição da personalidade do sujeito, praticamente, somos quase definidos por ela. Collen Hoover com uma linguagem muito tranquila trabalhou esse conceito psicanalítico, como pano de fundo. 

A escrita da autora é bem tranquila e coloquial, parece que realmente é uma adolescente contando para nós sua história. Fato que facilita muito a identificação dos jovens com a personagem . 

Não posso falar mais sem riscos de dar spoilers. 

Fica a dica para vocês de um livro jovem adulto muito bom e que com certeza ficará com vocês por um bom tempo!

Anúncios

5 comentários sobre “Resenha livro: Um Caso Perdido (Hopeless) – Colleen Hoover

  1. Oies! Ai Ju nem acredito que você leu este livro! Até agora é o meu preferido da CoHo! A escrita dela e a narrativa são super envolventes, além de tratar de temas tão importantes. A única coisa que não curti muito foi a forma que o casal resolveu lidar com o segredo principal no final, tipo “what?”. Viu que a série tem mais 2 livros extras? Bjos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s