O Autor é uma produção hispano-mexicana, que trata de forma dramática e com pitadas de humor, temas como: processo criativo, literatura de qualidade versus best-sellers, o talento é nato ou inato, nacionalismo, imigração e desemprego.
O protagonista é Álvaro, um aspirante a escritor, casado com Amanda, uma autora best-sellers. O filme começa com o rapaz, frequentando uma “master-class” para formar escritores.
No mesmo dia, Amanda está em uma festa, na qual receberá um prêmio como a melhor escritora da Andaluzia (comunidade autônoma no sul da Espanha).
O casamento já não vai muito bem, visto que, Amanda agradece ao marido, mas dedica seu prêmio ao seu filho do casal – Bruno.

O protagonista resolve se separar da esposa e passa a morar sozinho em um apartamento.
Nesse ínterim, Álvaro decide tirar umas férias, para se dedicar ao seu sonho de escrever um livro, mas não um best-seller como o da sua esposa, a sua obra faria parte das obras literatura de qualidade.

Em uma cena, Álvaro está na “master-class”, lendo um conto de sua autoria, quando é interrompido pelo professor, que o critica pela falta de originalidade e pelos nomes americanos dos personagens.
No entanto, toda a lousa está repleta de nomes e descrições em inglês, denotando a hipocrisia da crítica. Como formar escritores espanhóis genuínos, quando tudo é permeado por estrangeirismos? Será possível?
Dessa maneira, Álvaro decide mudar essa realidade e escrever sobre o que ele vê no prédio em que mora, assim, conseguiria criar algo verossímil.
Ele começa a gravar as conversas do casal mexicano, que mora no apartamento a frente. O rapaz imigrante está prestes a ficar desempregado e a sua mulher está desesperada, porque não quer voltar a viver no México.

Também, Álvaro começa a jogar xadrez com um vizinho, que é ex-militar franquista e de extrema direita, ao mesmo tempo, o protagonista inicia um romance com a síndica, para obter informações dos moradores de seu prédio.
O livro começa a tomar forma, Álvaro se torna cada vez mais obcecado pela escrita. Suas decisões o levarão a um caminho sem volta.
O filme é excelente e discute temas muito atuais, conforme mencionado. Como a maioria das obras espanholas a maneira de narrar e o desfecho da história é diferente dos longas-metragens norte-americanos, isso costuma causar estranheza nos brasileiros. Esse é um dos motivos que assistir ao filme, para vermos outras maneiras de construir a narrativa.
Fica uma dica de um filme muito bacana e bem construído!
Me siga no Instagram! https://www.instagram.com/oroscojuliane/
Você escreve muito bem, parabéns. Adorei o POST, sucesso
https://umcafeforte.wordpress.com
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigada, Camille!!! Bjs!
CurtirCurtir
Gostaria de saber sobre o significado do cenário e do vestuário .O apartamento do Álvaro é todo branco , tem uma cena em que ele esta nu e digitando. Percebi que não foi por acaso. No final do filme , tem uma cena no presídio onde o cenário também é todo branco e os presidiários também estao com vestes brancas. Você percebeu ? Será que significa um vazio de vida ? De idéias?
CurtirCurtir
Olá Maria Helena, percebi sim, mas não sei que sensação o cineasta quis nos passar. Acho que o vazio de ideias é uma boa hipótese.
CurtirCurtir
Ótima resenha, obrigada! Irei assistir ao filme.
CurtirCurtir
Obrigada, Ana Laura!! É um filme que vale muito a pena!! Depois de assistir nos diga se vc gostou! Abçs! Juliane
CurtirCurtir
Boa noite! Gostei da resenha. Só um detalhe, a esposa do Autor não dedica o prêmio ao filho, e sim ao cachorro, Bruno é o nome do cachorro. Abraço
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Renata, boa noite! Obrigada!! Sim, que eles consideram filho e está aí o humor, vc pensa que é uma criança, mas é um cachorro…. se eu falasse perderia a graça para quem não assistiu. Abçs.
CurtirCurtir
Assisti ao filme porque estou pensando em escrever um romance mas não sei como fazê-lo. Esse filme me deu algumas dicas.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ola Marcelo, que legal! O filme traz muitas reflexões para quem está iniciando na arte da escrita. Abraços. Juliane
CurtirCurtir