80 anos da Noite dos Cristais

Em 9 – 10 de novembro de 1938, um grande pogrom foi iniciado por forças militares da SA e por civis alemães. Em toda a Alemanha 26 mil pessoas foram enviadas para campos de concentração, sinagogas foram incendiadas, casas e lojas de judeus foram saqueadas, nem um hospital infantil judaico foi poupado.

Toda a hierarquia nazista estava reunida em Munique, sendo uma oportunidade perfeita para a alta cúpula instruir suas milícias a destruírem as sinagogas e lojas de propriedade judaica, além de matarem quantas pessoas conseguissem, pois, a polícia não interveria.

Noite dos Cristais 22
Sinagoga destruída na Noite dos Cristais. 

O Nacional Socialismo estava no poder havia 5 anos, os judeus eram culpabilizados de todos os fracassos econômicos, inclusive a perda alemã na Primeira Guerra, os livros de escritores considerados subversivos foram queimados e até as crianças eram publicamente hostilizadas.

Segundo relatos de judeus sobreviventes desse dia era muito difícil encontrar comida, pois as lojas não podiam servir a ninguém de origem judaica, isto foi um prenúncio da calamidade que viria. Em uma cidade grande e desenvolvida como Nuremberg, absolutamente todas as casas de famílias judias foram destruídas.

Noite dos Cristais
Lojas judaicas foram destruídas. 

“Fomos para a casa. Havia uma atmosfera de completa tristeza e nenhum enfeite, nada em parte alguma; a casa estava de luto…. Meus pais tinham um imenso guarda-louça cheio da melhor porcelana e os nazistas haviam pegado um machado e quebrado tudo, quebrado a porcelana…Quer dizer, até a última coisinha minúscula foi quebrada….” Depoimento de Lore Gang-Saalheimer, Holocausto: Uma História.

Noite dos cristais 4
Casas de famílias judaicas foram destruídas. 

Judeus urbanos e rurais, ricos ou pobres todos sofreram a mesma violência durante o pogrom de novembro.

A partir dessa noite, o governo nazista não sentiu mais a necessidade de esconder suas reais intenções de eliminar a população judaica. As elites alemãs nada falaram, os operários se calaram, burguesia industrial mesmo discordando não se mexeu e os protestantes e católicos também nada fizeram.

A Noite dos Cristais foi o princípio de Holocausto, o primeiro passo para Auschwitz estava dado.

Pogrom é uma palavra russa que significa “causar estragos, destruir violentamente”. Historicamente, o termo refere-se aos violentos ataques físicos da população em geral contra os judeus, tanto no império russo como em outros países.

https://www.instagram.com/oroscojuliane/

Sugestões:

DWORK, Debórah; PELT,  Robert Jan van. Holocausto: Uma História.

Anúncios

2 comentários

  1. É impressionante como os acontecimentos anteriores levaram os alemães a apoiar um regime extremamente totalitário, mesmo que sob uma falsa capa de nacionalismo. Há quem ainda hoje duvide dos campos de concentração.
    Muito legal trazer essas informações.
    Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s