Resenha conto: Sono – Haruki Murakami

Em “Sono”, a protagonista e narradora é uma dona de casa de 30 anos, casada e com um filho pequeno, os nomes não são mencionados.

A personagem nos conta que está vivendo uma insônia que dura 17 dias, mas ela não sente nenhum cansaço, pelo contrário, está a cada dia mais disposta.

Antes da falta de sono, a vida da protagonista era bem comum e rotineira, pois sempre dizia as mesmas coisas ao marido e ao filho, recebendo as mesmas respostas.

48416302_2473059019375253_2796629995869437952_n
A diagramação e as ilustrações são muito bonitas.

Conforme sua vida sem dormir prossegue, a narradora começa a passar as noites lendo Ana Karienina do Tolstói, comendo chocolate e bebendo, coisas que não fazia há anos.

Interessante é que ninguém se dá conta de que ela não está dormindo, marido e filho continuam levando suas vidas normalmente.

“Eles não sabem de nada. Meu dia a dia continua o mesmo de sempre: muito tranquilo e bem organizado. De manhã, após meu marido e meu filho saírem de casa, eu pego o carro para fazer compras.” P.13

Podemos entender que a insônia é uma metáfora para inconsciência, para o fato de levarmos nossa vida no automático.

A partir da falta de sono, a personagem redescobre prazeres efêmeros como comer chocolate, ler e beber. Com a vida no automático o gosto pela vida se perde e é exatamente isso, que a narradora resgata.

O fato dos personagens não terem nomes, também demonstra a falta de identidade dos personagens, pois são consumidos pelas tarefas do dia-a-dia.

Murakami escreve de forma fluida e clara, os parágrafos são curtos e ele e a tradutora (Kat Menschik) opta por utilizar poucos advérbios, o que confere agilidade na leitura.

Nada te prepara para o final, que me trouxe várias reflexões, porém não posso falar mais sob o risco de dar spoilers.

Me siga no instagram! https://www.instagram.com/oroscojuliane/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s