Resenha série: You – David Badgley (contém spoilers)

You conta a história de um stalker, chamado Joe. A narrativa é em primeira pessoa, assim, ficamos presos dentro da cabeça de um doente, enquanto ele apresenta sua visão distorcida de mundo.

Mas, não se engane, pois o rapaz é uma pessoa sedutora, que se coloca como o típico bom moço. Não imaginem um personagem óbvio.

Stalker é uma palavra inglesa que significa “perseguidor”. É aplicada quando alguém persegue outra pessoa de forma obsessiva.

No início conhecemos Joe, que é gerente de uma livraria, decodificando a aspirante a escritora – Beck pelas suas roupas e escolhas literárias, num instante ele se torna obcecado pela moça.

you série
Pen Badgley faz uma excelente interpretação como Joe, o mesmo para Elisabeth Lail como Beck. 

Em uma pesquisa rápida na internet, o rapaz encontra a jovem nas redes sociais e em 5 minutos descobre onde ela mora.  Na mesma noite, Joe espiona Beck dentro da casa dela.

Conforme, ele encontra dados sobre a moça, o rapaz compreende que muitas pessoas que a cercam são nocivas.

Beck é entendida pelo protagonista como uma vítima, cercada por amigas falsas e um namorado negligente. Joe acredita ser a única pessoa boa para sua amada.

O primeiro a pagar o preço por fazer “mal” a Beck, é seu namorado Benji. Um jovem rico, que vive mais drogado que sóbrio, gastando o dinheiro da família na fabricação de um refrigerante artesanal de sabor horrível.

Joe sequestra o rapaz e o coloca dentro de uma jaula, no subsolo da livraria. Com o passar dos dias, ele (como um deus) decide que Benji não merece viver.

you - namorado preso
Benji é o primeiro “empecilho” que Joe assassina. 

Beck estaria livre para entender que o rapaz da livraria é a sua melhor e única opção. Mas, a moça não é um boneco de ventríloquo e não cai imediatamente nos braços de Joe. Conforme os dias vão se passando, a moça começa a se render as insistências do rapaz.

No entanto, outro entrave se coloca entre ele e a jovem, sua amiga Peach, compreendida por Joe, como manipuladora e arrogante, além de ser apaixonada por Beck. Não tarda para que o rapaz entenda que a amiga é um entrave na sua relação. De novo, como um deus, o livreiro decide que Peach não merece viver.

peach
Peach é vista como um obstáculo para o sucesso do namoro com Beck. 

Enquanto assassina aqueles que ele entende como concorrentes, o protagonista se transforma em um namorado ideal.

you - beck na estação de trem
Joe está sempre presente e acredita salvar Beck de tudo aquilo que ele considera mal. 

Incentiva Beck a escrever, a ter disciplina, a procurar trabalho e quando falta dinheiro, ele a emprega na livraria.

Joe é elogiado pelas amigas da jovem e ninguém tem dúvidas de que ele é perfeito.

No entanto, Beck não é tão ingênua como Joe a interpreta, acredito que ela tinha traços do Benji e da Peach, pois ela não manteria um relacionamento com eles se fosse tão diferente.

Por exemplo, a personagem não hesita em traí-lo com seu terapeuta e em terminar o namoro. Quando o vê em um relacionamento sério com uma moça bonita e legal, ela não hesita em seduzi-lo e separar o casal.

Apesar disso, a moça teve seus traumas, pois foi abusada na infância pelo tio e negligenciada pelos pais. Muito possivelmente, esses problemas tenham levado Beck a minimizar seu instinto que lhe dizia haver algo errado com seu namorado.

you beck w teacher
Beck é assediada pelo professor, muitos a vêem como um objeto. Com isso, a série buscou discutir  questões femininas. 

Ela nunca se questionou, porque Joe estava sempre presente, em qualquer situação e a estranheza da morte de Benji e Peach.

Muitos se questionam se não houve uma romantização do personagem de Joe. Acredito que não, primeiramente, porque ele é um narrador nada confiável e vemos a história pelo seu ponto de vista.

candance
Joe já havia tido problemas com sua ex-namorada, tentando a todo custo controla-la. 

Várias vezes vemos entrevistas sobre psicopatas e as pessoas que conviviam com eles dizendo: eram bons pais, ótimos vizinhos e funcionários, o mesmo acontece com o protagonista.

critica-you-1
Joe se identifica com Paco e o ajuda, no entanto, ele convence o garoto que algumas pessoas merecem morrer. Com o personagem Paco, a série discutiu abuso infantil e assédio moral. 

No entanto, uma coisa chama a atenção, ele não demonstra nenhum arrependimento em ter assassinado Benji e Peach e ainda guarda os dentes do ex-namorado de Beck, como recordação.

É certo que humanizamos o rapaz, pois ele ajuda demais o Paco, com quem ele se identifica, pois também foi vítima de abuso moral na infância.

Abandonado pelos pais, o protagonista foge do orfanato e vai morar e trabalhar para o dono da livraria, que se autodenominava um carcereiro soviético, nisso já vemos o “professor” do rapaz.

You não é uma série perfeita, por ser uma adaptação literária do livro homônimo, autoria de Caroline Kepnes, em muitos momentos a história ficou com alguns buracos.

Mas, ainda sim, a narrativa te captura e você fica com dificuldade em largar, por isso, indico para vocês!

Me sigam no instagram! https://www.instagram.com/oroscojuliane/

 

 

Anúncios

Um comentário

  1. Ju sua linda! Como você sabiamente mencionou não é uma série perfeita, por ser uma adaptação literária do livro homônimo, autoria de Caroline Kepnes…

    Mas concordo plenamente com você sobre a narração que nos prende ,assisti e também indico😉 Tenha um ótimo final de semana beijo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s