Resenha doc.: Campo de Extermínio: A Grande Fuga – NATGeo

“Todos sofremos coisas aqui que a mente humana não consegue imaginar.” Marcel Nadjari (escrito de um prisioneiro judeu encontrado em Auschwitz).

Sobibor foi um campo de extermínio nazista na Polônia, localizado em uma floresta perto da aldeia de Sobibor, na atual província polonesa de Lublin.

sobibor
Localização do campo de extermínio de Sobibor. In: https://www.holocaust.cz/en/history/concentration-camps-and-ghettos/sobibor-3/

Construído em março de 1942, operou até 1943, no local morreram cerca de 250 mil judeus, a maioria oriunda de áreas ocupadas da União Soviética e da Polônia.

A SS precisava de escravos para trabalhos e quem não tinha saúde suficiente ia direto para as câmeras de gás. Milhares de prisioneiros judeus chegaram todos os dias em Sobibor.

Quando desciam do trem ouviam ópera e os nazistas falavam sobre uma epidemia de tifo em outros campos e, por isso, eles precisavam ir para o “chuveiro”, que na verdade era câmera de gás.

A maioria dos prisioneiros cortava madeira para os fornos, queimavam objetos pessoais e classificavam todos os pertences dos judeus que chegavam.

rails leading into sobibor
Trilhos que levavam os prisioneiros para Sobibor.

O método de terror era o mesmo de outros campos, matavam aleatoriamente, comida era uma sopa rala e a segurança fortíssima.

A maioria dos judeus tinha a noção do que acontecia em Auschwitz e outras fábricas da morte, por serem poloneses tinham mais informações, do que os judeus de outras partes da Europa.

Muitos tinham a esperança de que enquanto fossem úteis ficariam vivos, no entanto, um trem com prisioneiros do campo de Belzec chegou em Sobibor e todos foram fuzilados.

Nesse momento, eles perceberam qual seria o destino dos judeus, pensaram em se rebelar, mas não sabiam como.

Em 23 de setembro de 1943, um trem chegou com vários judeus do exército soviético, que foram capturados. Era tudo o que os cativos precisavam.

alexander perchesky
Alexander Perchersky militar judeu soviético foi a mente por trás da fuga.

O tenente russo Perchersky começou a estudar os pontos fracos dos nazistas. Por incrível que pareça a disciplina e a pontualidade alemã foram usadas contra eles mesmos.

Os oficiais iam todos os dias no mesmo horário fiscalizar os trabalhos e os procedimentos nunca eram alterados.

estação de sobibor
Estação ferroviária de Sobibor.

Assim, marcaram uma data para a revolta e decidiram que matariam primeiro os oficiais nazistas, pois a hierarquia era muito rígida e os outros SS ficariam perdidos sem liderança.

Enquanto isso, outro prisioneiro cortaria as linhas elétricas e telefônicas. Tudo foi executado conforme planejado, no entanto, os capos ucranianos começaram a atirar nos judeus matando mais ou menos 250 pessoas, porém, 300 conseguiram escapar.

Depois da fuga, os nazistas decidiram fechar o campo e plantar árvores no lugar, para apagar da memória o ocorrido.

O documentário é focado em entrevistas com sobreviventes do campo, com várias explicações do historiador Howard Tuck, especialista no Holocausto.

Me siga no instagram! https://www.instagram.com/oroscojuliane/

https://www.holocaust.cz/en/history/concentration-camps-and-ghettos/sobibor-3/

http://www.holocaustresearchproject.org/ar/sobibor.html

https://www.dw.com/pt-br/morre-um-dos-%C3%BAltimos-sobreviventes-de-sobibor/a-19163701

https://www.dn.pt/mundo/interior/texto-encontrado-em-1980-num-campo-de-concentracao-nazi-tornado-legivel-8834947.html

Anúncios

2 comentários

  1. Foi um acontecimento tão repugnante absurdo e monstruoso que é difícil acreditar que o ser humano chegou a esse ponto de barbárie e sadismo Eu mesmo penso: ”não é possível que isso aconteceu ” as pessoas que negam não querem acreditar, tem medo de acreditar na estupidez do ser humano .

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s