Resenha filme: Megarromântico (Isn’t It Romantic) -Todd Strauss-Schulson

Megarromântico, através da sátira, critica os clichês das comédias românticas, com suas narrativas irreais. O filme também opina contra machismo, preconceito e falta de auto-aceitação.

Natalie é a protagonista, uma arquiteta competente, mas pouco valorizada no ambiente de trabalho, pois seus colegas a tratam de forma muito inferior e subalterna.

Sua beleza é fora do padrão, pois está acima do peso considerado ideal, por isso, sua autoestima é completamente inexistente.

Megarromantico 3
Sobre Natalie, além de ser mulher, pesa o fato de estar fora dos padrões de beleza por ser obesa. 

Mesmo sendo arquiteta, ela vive em um apartamento feio e sujo em Nova York, porque, Natalie se desvaloriza completamente.

Em um dia no trabalho, um rapaz muito bonito aparece e a trata mal, como sempre as pessoas costumam fazer, com exceção de seu amigo Josh, o único que a vê como um ser humano de valor (é claro que ele tem uma queda por ela).

Natalie
Nessa cena, o cineasta mostrou a diferença das mulheres irreais mostradas nas propagandas em contraste com mulher real, trabalhando em um escritório feio, numa empresa onde ela é desvalorizada. 

Um dia tudo muda, a protagonista é assaltada e bate a cabeça, entrando em uma realidade paralela.

Nesse ambiente, tudo é diferente, de mulher desprezada, ela se torna desejada, só falta emagrecer (calma, isso não acontece), conquista um galã (o cliente que a tratava mal), o apartamento sujo e feio se transforma em um lugar super luxuoso e o vizinho homossexual mal educado, se torna o amigo gay acessório da protagonista.

Nova York se torna uma cidade linda e com cheiro de lavanda e todos dançam nas ruas ao som de músicas românticas.

Nova York feia
O filme faz questão de mostrar o lado feio de Nova York, que fica escondido nas comédias românticas. 

Claro que isso é uma crítica às comédias românticas, inclusive os filmes da Julia Roberts são citados como: “Uma Linda Mulher” e “Notting Hill”. Em um diálogo a mãe de Natalie fala: “Nós não somos a Julia Roberts.”

 

Nessa realidade paralela o amor dá certo, as pessoas superam todos seus problemas e terminam ao lado de um príncipe encantado ou de uma princesa linda e meiga.

Megarromantico 7
Rebel Wilson interpretou Natalie com uma voz aguda e alta. Em nossa sociedade, pessoas como Natalie não são ouvidas, para ela ter voz precisa gritar. 

Essas narrativas servem, em um primeiro momento, de amortizador e de alienação da realidade, também acabam gerando auto estima muito baixa.

Não preciso dizer que nem a Julia Roberts real é como suas personagens, mulheres lindas e maravilhosas, muito menos os homens são como seus pares românticos, perfeitos galãs.

Megarromantico galãs
O filme ridiculariza a figura do galã. 

Apesar das críticas sociais válidas, Megarromântico também trabalha com ideias de senso comum feministas: A mulher que não precisa de ninguém e é autossuficiente.

Apesar desse problema, o filme no geral é bom e a crítica as produções super românticas, porém, irreais são bem vindas.

Vou deixar o restante com vocês!

Me siga no instagram! Lá eu posto tudo que li, ou estou lendo! https://www.instagram.com/oroscojuliane/

Anúncios

9 comentários

  1. Oies Ju! Olha, eu não tinha muitas expectativas com esse filme, e apesar de super valorizar essa nova “onda” de representatividade o que me incomodou foi tom humorístico da atriz, já acompanho ela em alguns filmes, principalmente A escolha Perfeita, e não sou muito fã, achando inclusive algumas coisas bem forçadas. Mas como eu disse, a ideia do filme é bem louvável.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s