Resumão: O Cerco de Leningrado (Segunda Guerra Mundial)

“A cidade de Leningrado deverá sumir do mapa e a população morrer de fome.” Hitler

Um capítulo pouco conhecido da Segunda Guerra Mundial foi o cerco nazista na cidade soviética chamada Leningrado, atual São Petesburgo.

Hitler dividiu o exército alemão em três frentes, o grupo do norte capturaria Leningrado, os militares do centro Moscou e no Sul a cidade ucraniana de Odessa.

Em 8 de setembro de 1941, os nazistas fecharam o cerco em Leningrado e mantiveram 900 dias sem deixar entrar nenhum carregamento com alimentos, isso aconteceu até o exército vermelho vencer a batalha em 27 de janeiro de 1944.

leningrad map

Os alemães lançaram bombas incendiárias sobre a cidade de Leningrado, muitas casas foram destruídas, assim como muitos galpões com o estoque de alimentos conservados.

As poucas rações que conseguiam chegar na cidade eram destinadas ao exército soviético, para a população sobravam por dia um pequeno pedaço de pão feito com 50% de serragem.

As coisas pioraram muito no inverno, que chegou a 40 graus negativos. Nesse momento todas as reservas de batata e repolho já estavam esgotadas e a população teve que se virar para conseguir alimento.

As ordens de Hitler foram muito claras, a cidade deveria desaparecer do mapa e a população morrer de fome, por ser um local marco da Revolução Bolchevique, assim como Stalingrado.

leningrado 1
As ordens de Hitler eram acabar com Leningrado e a população deveria morrer fome.

Podemos imaginar o que aconteceu, os habitantes apelaram para o canibalismo, esse fato era desconhecido dos historiadores, até os arquivos soviéticos serem abertos.

Nesse período um pouco de alimento conseguiu ser destinado à Leningrado, pois o lago Ladorga congelou e alguns caminhões conseguiam passar, no entanto, muitos afundavam no gelo.

As pessoas morriam aos montes de inanição, pneumonia e epidemia de tifo. No entanto, o moral da população era muito alto, mesmo diante de todas as atrocidades eles acreditavam na vitória. Na minha opinião, isso fez muita diferença para que muitos conseguissem sobreviver.

Interessante que as bibliotecas em Leningrado funcionavam até tarde da noite, pois a população viu na literatura uma maneira de ainda continuar viva. Havia grupos de leitura de livros com temas que não tratavam de guerra.

Em Leningrado começaram a aparecer todos os tipos de crimes, apesar da NKVD (futura KGB) continuar atuando fortemente na cidade. Muitos ladrões entravam nas casas para roubar o pouco que o povo tinha, fora estupradores e assassinos, também, muita prostituição considerada crime na URSS.

Quando o inverno acabou e começou o degelo, o terror começou a ser visto, milhares de corpos que caíram nas ruas começaram a aparecer. Toda a população foi recrutada para ajudar a limpar as ruas, enormes valas foram feitas para as pessoas serem enterradas.

Cleaning the streets
Cidadãos de Leningrado fazendo limpeza nas ruas. Com o degelo o horror ficou explícito a quantidade de cadáveres.

No total foram mortas mais de 1 milhão de pessoas.

Me siga no instagram! Lá eu posto tudo que li ou estou  lendo!! https://www.instagram.com/oroscojuliane/

https://br.sputniknews.com/russia/2019012713194245-filme-guerra-paz-oscar-cerco-leningrado-savelieva-foto/

https://english.pobediteli.ru/

 

Anúncios

4 comentários

  1. O mais absurdo de tudo isso é que os nazistas perderam a guerra pela soberba e arrogância deles próprios pois os alemães desprezaram o apoio que eles teriam de outros povos que tinham ”rixas” históricas com a Russia como lituanos,ucranianos etc..pois a região sempre teve o clima de animosidade no ar,só que os alemães não souberam se aproveitar desta situação,e se pensarmos é até estranho essa atitude pois na invasão dos países eslavos os NS souberam trabalhar melhor com a questão da rivalidade local.Apenas no fim da guerra os alemães aceitaram o apoio de outras nações para ingressar na Wehrmacht a Legião Azeri tinha a té uma divisão formada por muçulmanos conhecida como : 845º Batalhão Alemão-Árabe unidade militar colaboracionista organizada pela Wehrmacht (III Reich), no ano de 1943 e que era integrada por voluntários de origem árabe e muçulmana.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s