Resenha texto: Na Batalha contra o Coronavírus, faltam líderes à Humanidade – Yuval Noah Harari

Nesse texto, Yuval N. Harari discute algumas ideias a respeito da pandemia Covid-19, que está assolando praticamente o mundo todo.
O primeiro ponto é que muitas pessoas culpabilizam a globalização pela epidemia do coronavírus e falam que o único jeito de evitar novos surtos seria fechar as fronteiras completamente.
No entanto, por mais essencial que seja o isolamento das pessoas, isolar um país de outros conduziria à um colapso econômico.
Para Harari, o verdadeiro antídoto para epidemias não é a segregação completa dos países, mas a cooperação.

2020-04-04 (1)
Harari não cita os E.U.A, mas posturas como essa representa uma ameaça a todos nós.

Epidemias já mataram milhões de pessoas antes da globalização, um exemplo foi a peste negra e a gripe espanhola.
Apesar dos terríveis episódios, como a Aids e o ebola, no século XXI, as epidemias matam menos pessoas, do que mataram na Idade Média.
Isso porque a melhor defesa que os humanos têm não é o isolamento, mas a informação.
Quando um país é atacado por uma determinada epidemia deve estar disposto a compartilhar honestamente as informações sobre o surto.

China ameaça
Postura como a chinesa também representa uma ameaça.

E os países precisam ter base para confiar nas informações fornecidas, senão, qualquer governo fica inseguro em tomar ações drásticas como uma quarentena para interromper a propagação do vírus.
Outro ponto é percebermos o quanto o ser humano está invadindo o espaço dos animais. Se algum vírus presente em qualquer animal silvestre penetrar o espaço do mundo humano todos nós corremos perigo.

https://www.dw.com/pt-br/eua-s%C3%A3o-acusados-de-reter-itens-m%C3%A9dicos-destinados-a-outros-pa%C3%ADses/a-53014838

Me siga no instagram! https://www.instagram.com/oroscojuliane/

2 comentários

  1. Juliane será que depois dessa pandemia a China vai começar a tratar melhor os animais ? porque atualmente eles tratam os animais como se fossem lixo e se não me engano lá nem uma lei proteção aos animais tem (se bem que as nossas lei são também ridículas) só que infelizmente a crueldade que os chineses fazem com os animais não se vê em lugar nenhum no mundo.Acho que vão tomar providencia mas não em consideração aos animais e sim por medo de surgir novas doenças.Abraços !

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá, Bruno! Difícil prever. Talvez se o ocidente pressionar pode ser que os chineses fechem essas feiras de animais silvestres, que algumas pessoas lá comem. Mas, como vc disse, a questão animal é muito complicada, veja o caso da Espanha com as toureadas, nós com os rodeios e uma multidão de animais abandonados. Além dos animais maltratados, que são usados na alimentação, uma coisa horrorosa, que também pode causar doenças. Falta empatia por todos os lados, falta de ser humano com ser humano, imagina com os animais. Abraços!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s