“Nada Ortodoxa” é uma série da Netflix, dirigida por Maria Schrader, baseada na vida e no livro que homônimo de Deborah Feldman.
A série é praticamente toda falada em íidiche, uma língua quase morta dos judeus do centro e leste europeus.
A personagem principal é a jovem Ester (Shira Haas), que vive em uma comunidade Satmar, uma comunidade “ultra-ortodoxa”, haredin, em um bairro nova-yorkino no Brooklyn.

Esse grupo é de judeus húngaros, sobreviventes do Holocausto, que se estabeleceram no local após a Segunda Guerra Mundial, portanto, uma comunidade marcada por traumas.
Ester é nitidamente uma pessoa que não se encaixa no local, apesar de fazer de tudo para tal.

Primeiro porque foi abandonada pela mãe, que também virou as costas para a religião e para a comunidade, após viver um casamento horrível com um marido bêbado.
Ester também tem dons artísticos, gosta de tocar piano e de ouvir música clássica, coisas que não são muito aceitas pela comunidade.
No primeiro capítulo, ela está em fuga para Berlim, para viver em um país, onde o trauma de sua comunidade começou (há motivos para isso).
“Nada Ortodoxa” trata sobretudo de recomeços, do poder de uma pessoa em começar tudo de novo e ir se descobrindo aos poucos.
Uma série super bem feita, recomendo!
Me siga no Instagram! https://www.instagram.com/oroscojuliane/
Nossa que dica maravilhosa, já quero assistir. Acho que até vi esse título por lá mas não abri pra ver do que se tratava. Agora que sei, não vou perder mais tempo.♥
CurtirCurtido por 1 pessoa
É uma série bem interessante! Quando assistir nos conte o que achou!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Estava com dúvida em assistir: mas acho que a sua review me fez ter a certeza que quero ver. Irei dar a minha opinião no blog. Parabéns! 👏
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom! Nos conte depois o que achou!
CurtirCurtido por 1 pessoa