“La Bestia” é um trem de cargas no México, que é utilizado por emigrantes mexicanos e centro-americanos, que objetivam chegar até a fronteira com os Estados Unidos, para dali alcançarem as cidades norte-americanas em travessias feitas normalmente com “coiotes”.
A rota desse trem se inicia nas cidades de Tesosique em Tabasco ou em Tapachula em Chiapas, ambas no sul do México, chegando a cidades fronteiriças com os Estados Unidos.

O documentário mostra que nem todos chegam ao destino, pois esse trem é muito perigoso (as pessoas andam no teto), principalmente à noite, quando é difícil enxergar galhos de árvores.
Muitos imigrantes morrem ou se acidentam gravemente perdendo algum membro.

Além do perigo do trem, há o perigo dos assaltantes, que roubam o pouco do que as pessoas possuem.
No caso das mulheres o problema é ainda maior, pois além dos acidentes e dos assaltos, as emigrantes são estupradas, sendo 7 de cada 10 mulheres a quantidade de vítimas desse crime.
As pessoas querem sair de seus países por diversos motivos, mas os principais são o desemprego e a violência.

A maioria dos entrevistados sonham em entrar nos Estados Unidos para poderem trabalhar e enviar dinheiro para as suas famílias.
Também muitos emigrantes vêm de regiões tomadas pelo tráfico de drogas, dentro desse contexto muitas mulheres são raptadas para o tráfico humano.
Quando conseguem sobreviver e fugir são marcadas para morrer, não tendo empregos e nem qualificações, elas visam entrar nos Estados Unidos.
O documentário mostra também a fraternidade de pessoas que vivem para ajudar os emigrantes, tanto os famintos, quanto os acidentados.
Como demonstra o documentário, infelizmente o problema da emigração, dos acidentes e das mortes estão distantes de serem resolvidos, pois os problemas ainda continuam presentes.
Me siga no Instagram!
Tema sobre Nazismo e o Holocausto: https://www.instagram.com/oroscojuliane/
Sobre literatura e cultura latino-americana: https://www.instagram.com/juliane.orozco/