Levante de Guariba (Greve dos cortadores de cana em Guariba)

Em 1984, houve um levante dos cortadores de cana no município de Guariba, próximo a Ribeirão Preto no interior de São Paulo.

A região é tão rica, que é apelidada de “Califórnia Brasileira”, no entanto os trabalhadores rurais viviam em condições de miserabilidade.

Os chamados “boias-frias” eram em sua grande maioria de migrantes, arregimentados pelos usineiros da região.

As condições dos cortadores de cana ainda são péssimas.

Nesse ano, os donos das usinas implementaram uma nova forma de pagamento, os cortadores de cana trabalhariam mais e ganhariam menos.

O dono do mercado de Guariba aumentou o preço dos produtos, deixando os trabalhadores mais pobres. Ainda a água teve um aumento.

Os trabalhadores do campo e os moradores das cidades próximas eram obrigados a conviver com uma enorme poluição atmosférica causada pelas queimadas, que como atestaram vários estudos agravavam enormemente as doenças respiratórias em moradores da região.

Imagem do “Levante de Guariba”, os trabalhadores estão destruindo a casa Sabesp.

Nessas condições de trabalho terríveis, os trabalhadores se revoltaram.

Eles queriam registro em carteira de trabalho; roupas adequadas e equipamentos de segurança de trabalho; alimentação e moradia decente enquanto estivessem em trabalho temporário.

A princípio a passeata era tranquila, até a polícia começar a atirar nas pessoas.

Os ânimos aumentaram e os trabalhadores destruíram a sede da Sabesp, saquearam o mercado e enfrentaram a polícia.

Imagem do Levante de Guariba.

Trabalhadores rurais foram perseguidos, apanhados e surrados dentro de suas próprias casas, no interior de estabelecimentos comerciais. Vários foram atingidos por tiros.

Houve apenas uma morte, por uma bala perdida, um senhor – Amaral Vaz de Melone – aposentado, que foi atingido fatalmente e amparado por Vanderlice, de 23 anos, à época cortadora de cana.

Segundo o sindicato dos cortadores de cana, a vida desses trabalhadores melhorou depois da revolta, mas ainda está longe de ser algo digno.

Me siga no Instagram: Sobre Nazismo e Holocausto: https://www.instagram.com/oroscojuliane/

Instagram sobre Cultura, Literatura e História latino-americana: https://www.instagram.com/juliane.orozco/

2 comentários

  1. Que tristeza e revolta saber de tudo isso a falta de amor ao próximo é absurda ! Juliane tudo bem ? você já viu um filme (tem no youtube) tcheco chamado :The spring of life ? conta a história do projeto lebensborn muito bom gostei bastante aliás vc já notou que tem pouquíssimos filmes e doc. sobre o assunto ? aliás se eu fosse cineasta eu escolheria a atriz Sairose Ronan pra protagonizar um filme sobre a lebensborn ou sobre a liga das moças alemãs pois além dela ser uma ótima atriz ela tem as características físicas ideais da ”mulher dos sonhos ” dos NS concorda ? aliás o projeto lebensborn foi um delírio completo né ? pra falar a verdade uma aberração sinistra do terceiro Reich.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s