Resenha livro: Garotas Mortas – Selva Almada

Em “Garotas Mortas”, Selva Almada nos conta a história do assassinato de 3 garotas argentinas, na década de 80: Andrea que foi morta apunhalada enquanto dormia, Maria Luísa, cujo cadáver foi encontrado bicado por pássaros e Sarita que desapareceu.

O assassinato das três caracteriza feminicídio, quando a morte ocorre pelo fato da vítima ser mulher, as características do crime evidenciam o extremo desprezo pelo gênero feminino.

Selva vai reconstruindo a história dessas garotas, ao mesmo tempo que descreve o panorama social argentino da década de 80.

Nessa trajetória a autora reconstrói a vida de outras jovens que também foram vítimas de feminicídio.

A narrativa nos mostra como as notícias sobre os assassinatos de mulheres são comuns, a ponto de não nos darmos conta do tamanho do problema.

O Mapa da Violência de 2015 aponta a ocorrência de 13 feminicídios por dia no Brasil contra os 16 apontados na amostragem do IPEA de 2007 a 2011.

A maior parte desses crimes é praticada por homens que vivem ou viveram com a vítima, sendo namorados, parceiros sexuais ou maridos. Além dos altos índices de feminicídio, existem ainda muitos casos de estupro e lesão corporal gerada por violência doméstica.

Selva Almada é uma escritora argentina consagrada, que nasceu na Província de Entre Ríos.

Autora de vários livros muito elogiados pela crítica.

Me siga no Instagram:

Cultura, História e Literatura: https://www.instagram.com/juliane.orozco/

Nazismo e Holocausto: https://www.instagram.com/oroscojuliane/

Notícias: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/05/16/tres-mulheres-sao-encontradas-mortas-com-lesoes-na-cabeca-dentro-de-residencia-no-ceara.ghtml

https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2020/05/04/duas-jovens-sao-mortas-a-tiros-na-casa-de-amiga-em-catole-do-rocha-no-sertao-da-pb.ghtml

https://gauchazh.clicrbs.com.br/seguranca/noticia/2020/06/foi-uma-monstruosidade-diz-professora-de-menina-de-12-anos-morta-no-sul-do-estado-ckbb9cjao0025015nq8kicdc7.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s