A Colônia Dignidade era uma comunidade aparentemente agrária, que ficava a 350 km ao sul de Santiago no Chile.
O local foi fundado pelo médico nazista, Paul Schäfer.
Na comunidade havia 300 alemães e 25 crianças órfãs chilenas.

Schäfer criou uma seita, em que ninguém jamais poderia sair do lugar. Na entrada havia uma placa com os dizeres: “Deus, Esforço e Disciplina”.
As crianças eram abusadas sexualmente por Paul e por outros líderes. Aquelas que não se adequavam a disciplina eram submetidas a psicofármacos proibidos, choques e técnicas de lavagem cerebral.
A comunidade era cercada por arame farpado, valas e cachorros ferozes.

O período era o governo do ditador Augusto Pinochet (1973-1990).
O presidente chileno era totalmente conivente com a Colônia Dignidade, inclusive Schäfer e outros dirigentes prestaram serviços para a Direção de Inteligência Nacional (DINA), órgão de repressão política durante o regime Pinochet, semelhante ao DOI-CODI no Brasil.
Schäfer treinava militares em técnicas de torturas e lavagens cerebral, chegando a abrigar presos políticos na comunidade.

Inclusive combatentes da seita nazista participaram do Massacre do Cerro do Galo em 1975, onde vários prisioneiros foram fuzilados tentando entrar no Chile, pela fronteira com a Argentina.
Segundo um depoimento de ex-soldado chileno, os membros da Colônia Dignidade usavam uniformes do exército alemão e tinham armas mais letais que o exército do Chile, possivelmente traficadas por outros nazistas na América Latina.
Consta que a embaixada da Alemanha Ocidental sabia das denúncias, mas não tomou nenhuma ação.
Me siga o Instagram:
Sobre Nazismo e Holocausto: https://www.instagram.com/oroscojuliane/
Cultura, Literatura e História: https://www.instagram.com/juliane.orozco/
Bibliografia:
infelizmente,o nacional socialismo teve muito apoio na América Latina onde os alemães ensinavam táticas e técnicas militares aos governos sul-americanos em troca de diversos favores.Juliane estou lendo o livro O homem do castelo alto estou gostando,cheguei na metade e o desenvolvimento da história e dos personagens é bem interessante e o melhor de tudo é que o preço do livro está bem em conta você já leu ? abraços !
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu ainda não li, mas quero ler sim!
CurtirCurtir